Neuralink, de Elon Musk, divulga vídeo de macaco jogando videogame com a mente

A companhia trabalha com tecnologias que visam a interação entre o cérebro e as máquinas.

Por: Gabrielle Gonçalves | 09 abril - 20:17

Uma das empresas do bilionário Elon Musk, a Neuralink, publicou um vídeo em que um macaco joga videogame apenas pelo controle da mente. As cenas mostram o macaco Pager, de 9 anos, que recebeu um implante de um chip no crânio cerca de seis semanas antes. Na gravação, o animal consegue jogar “Pong” mesmo sem o auxílio de um console.

Pager foi ensinado a jogar videogame enquanto era recompensado com vitaminas de banana. No seu cérebro, um dispositivo de 1024 eletrodos foi implantado na região do córtex motor, que controla os movimentos do corpo. Os dados foram colocados em um algoritmo que decodifica em tempo real as intenções e os movimentos pretendidos pelo macaco.

Inicialmente, o vídeo mostra Pager jogando com um auxílio de um joystick. Depois, ele passa a controlar o game apenas com as atividades cerebrais. Confira a seguir!

Em agosto do ano passado, Elon Musk havia divulgado uma prévia de um chip capaz de ler e escrever atividades cerebrais por meio de eletrodos inseridos em uma pequena cavidade do crânio. O empresário apresentou o que descreveu como “uma demonstração dos três porquinhos”. Na ocasião, um computador exibiu atividades cerebrais da porca Gertrude, que durante dois meses recebeu o dispositivo na parte do cérebro que controla o focinho.

O chip tinha cerca de 8 milímetros de diâmetro e mais de 3 mil eletrodos conectados a fios flexíveis e mais finos que um fio de cabelo. A sonda podia monitorar a atividade de mil neurônios cerebrais — o cérebro humano tem, em média, 86 bilhões de neurônios. Depois que ele foi retirado, não causou nenhuma alteração motora no animal.

Na época, Elon Musk também tuitou que a intenção da Neuralink é permitir que pessoas com paralisia possam controlar smartphones, computadores e similares apenas com o cérebro. No futuro, a empresa ainda espera que a tecnologia possa ser usada para que paraplégicos possam andar normalmente.

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você