Navio encalhado no Canal de Suez vira tema de games

Depois de ter virado meme no mundo inteiro, Ever Given é tema dos jogos "Ever Given Ever Ywhere" e "Suez Canal Bulldozer"

Por: Gabrielle Gonçalves | 29 março - 23:24

Na última semana, o navio encalhado no Canal de Suez, no Egito, deu o que falar. Depois de ter virado meme nas redes sociais ao redor do mundo, agora, o navio Ever Given virou tema de jogos. Entre eles, estão o “Ever Given Ever Ywhere” (Ever Given em qualquer lugar, em tradução livre) e o “Suez Canal Bulldozer” (escavadeira do Canal Suez).

Foto: AFP

No Ever Given Ever Ywhere, é possível “encalhar” o navio em qualquer lugar do mundo. O aplicativo foi criado pelo funcionário da Biblioteca Pública de Boston, nos Estados Unidos, Garrett Dash Nelson, no site de codificação Glitch. Ele permite colocar uma imagem aérea feita por um satélite do Ever Given em qualquer lugar do mapa. Também é possível girar o navio e colocá-lo em maior ou menor escala.

Já o Suez Canal Bulldozer recria a situação do navio que ficou encalhado por 6 dias. O jogo foi criado pelo designer Eric Wilder e publicado na plataforma itch.io. Nele, os usuários devem desencalhar o meganavio cargueiro utilizando uma escavadeira. Para isso, basta clicar nas setas da esquerda e da direita para movimentar a máquina e a tecla “J” para executar a ação. No entanto, não importa as tentativas, sempre aparecerá a mensagem “Está super travado”.

Apesar das brincadeiras, o navio que ficou encalhado no Canal de Suez causou vários prejuízos. A embarcação estava prejudicando a travessia diária de 93 navios, que carregavam US$ 9,5 bilhões em mercadorias. O canal é a principal rota marítima que liga a Europa e a Ásia e é responsável pelo escoamento de cerca de 10% de todo o comércio mundial.

Felizmente, a situação já foi resolvida. Equipes de resgate conseguiram desencalhar o navio nesta segunda-feira (29). A informação é da Autoridade do Canal de Suez (SCA). O tráfego já está sendo retomado na travessia e deve ser normalizado em até 3 dias. O Ever Given entalou após sofrer com fortes rajadas de vento.

LEIA MAIS:

Entenda os impactos econômicos do Canal de Suez bloqueado por navio gigante

Navio de 400 metros encalha no Egito e provoca congestionamento no Canal de Suez

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: