NASA pousa helicóptero em Marte e o prepara para primeiro voo

O dispositivo chamado de Ingenuity foi enviado ao planeta para testar voos automatizados em solo extraterrestre

Por: Gabriel Figueiredo Monteiro. | 04 abril - 21:09

Depois de um longo tempo aguardando, o mini helicóptero Ingenuity finalmente aterrissou no solo do planeta vermelho.

O feito foi comemorado no Twitter da Agência Espacial Norte-americana (NASA). A pequena aeronave foi enviada ao planeta juntamente do Rover “Perseverance” e chegou em 18 de fevereiro deste ano. Hoje, o desafio enfrentado foi cair de uma altura de 10 cm em direção ao solo.

A distância pode não impressionar, mas era motivo de grande preocupação para os cientistas. Afinal, tudo está acontecendo a cerca de 470 milhões de quilômetros daqui.

Pela rede social, a NASA publicou: “Touchdown confirmado! Sua jornada de  293 milhões de milhas (471 milhões de quilômetros) a bordo da Perseverance acabou hoje com um salto final de quatro polegadas (10cm) do ventre do rover para a superfície de Marte. Próximo objetivo? Sobreviver à noite”.

Agora, o próximo passo será sobreviver às temperaturas nada convidativas das noites de Marte que podem passar dos -90º C.

O Ingenuity carrega consigo placas solares que, uma vez carregadas, geram energia para pequenos aquecedores capazes de manter a temperatura interna do dispositivo em 7ºC. Essa manutenção é fundamental para manter os sistemas em boas condições.

Depois de checado o funcionamento de todos os equipamentos, a aeronave deve fazer uma série de cinco voos na atmosfera do planeta. Não há o intuito de captar informações ou até mesmo coletar dados científicos. O objetivo é fazer história com o primeiro voo automatizado em solo extraterrestre.

A NASA divulgou que as tentativas de voos não devem ocorrer antes do dia 11 de abril.

Veja Também:

Asteroide não vai colidir com a Terra nos próximos 100 anos, diz Nasa

NASA anuncia primeiro voo motorizado para Marte em Abril

Nave da SpaceX que vai até Marte, explode em teste

EUA e China tentam evitar colisão entre suas naves em Marte

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: