NASA escolhe SpaceX para levar astronautas à Lua

Empresa de Elon Musk venceu as concorrentes e fechou um contrato de US$ 2,9 bilhões com a agência espacial norte-americana

Por: Gabrielle Gonçalves | 17 abril - 00:11

Nesta sexta-feira (16), a NASA anunciou que a SpaceX foi a escolhida para a missão que vai levar o homem de volta à Lua em 2024. A empresa de Elon Musk fechou um contrato com a agência espacial norte-americana em US$ 2,9 bilhões. Com isso, ela superou as concorrentes diretas Blue Origin e Dynetics.

“A NASA escolheu a Starship para pousar os primeiros astronautas na superfície lunar desde o programa Apollo! Sentimo-nos humildes em ajudar @NASAArtemis a inaugurar uma nova era de exploração espacial humana”, tuitou a conta oficial da SpaceX.

Como parte de seu projeto Artemis, a NASA quer usar seu foguete Space Launch System (Sistema de Lançamento Espacial, em português) para transportar quatro astronautas com a espaçonave Orion. Depois, eles vão viajar até uma estação espacial lunar chamada Gateway. Nela, estará a Starship, da SpaceX, esperando para levar dois tripulantes à superfície da Lua.

Os astronautas devem passar sete dias por lá e, em seguida, vão embarcar na Starship para voltar à órbita lunar e, depois, embarcar na Orion para voltar à Terra. A última vez que o homem pisou na Lua foi em 1972, durante o programa Apollo.

Para o pouso, a SpaceX tem desenvolvido o protótipo da Starship, que será projetada para transportar grandes tripulações e cargas pesadas em viagens espaciais. Os experimentos já vinham sendo realizados nas instalações da empresa, nos Estados Unidos. No entanto, desde o início de 2021, quatro modelos seguidos explodiram durante os testes de voo.

Agora, a empresa já está trabalhando com os especialistas da NASA para realizar alterações no design do módulo, a fim de garantir que ele atenda os requisitos de performance exigidos e os padrões de voos tripulados.

LEIA MAIS:

Elon Musk diz que Starship SN11 explodiu por “pequeno vazamento de metano”

NASA e SpaceX anunciam terceira missão espacial para outubro

Elon Musk diz que até 2030 a SpaceX vai estar em Marte

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: