NASA adiou mais uma vez o voo do helicóptero Ingenuity

A nova data ainda não tem um dia definido, mas deve acontecer em breve

Por: Adriane Garotti | 13 abril - 16:09

O helicóptero Ingenuity, que estava prestes a realizar seu primeiro voo em Marte, acabou apresentando problemas e teve seu teste de sobrevoar o planeta vermelho adiado. Essa é a segunda vez que a NASA adia o tão esperado voo, no último domingo (11), data programada inicialmente para acontecer o evento, foi anunciado um adiamento para a próxima quarta-feira (14)

A diferença dessa vez é que, após o anúncio do novo adiamento, a NASA não sabe informar uma nova data definitiva para que o primeiro voo de teste aconteça. O que se sabe é que o principal problema detectado foi durante os testes de movimentação das hélices do Ingenuity, na última sexta-feira (09). 

Ingenuity em Marte

(Foto: Divulgação/NASA)

Os desenvolvedores observaram uma falha na sequência de comandos nessa movimentação das hélices do helicóptero, que não foi o esperado para que a aeronave pudesse realizar seu primeiro voo.  Arriscar o Ingenuity a realizar uma tarefa mesmo ele estando apresentando erros seria algo perigoso, já que ele está se mantendo muito bem no planeta vermelho. 

“Não é surpresa que uma demonstração de tecnologia como essa encontre desafios que precisam ser trabalhados em tempo real”, informou a NASA em nota. 

A NASA pretende realizar a manutenção e modificação do software de controle de voo. Para isso, vai ser necessário enviar um novo software para o rover Perseverance, que é uma espécie de “mãe” do Ingenuity. 

Após esse processo a equipe poderá ter uma noção mais exata do problema. Assim, o helicóptero poderá fazer o upload do software e carregar o software de voo nos controladores. Depois basta eles serem inicializados quando o Ingenuity começar a utilizar o novo sistema. Espera-se que na próxima semana a NASA divulgue uma possível data para o tão esperado primeiro voo do helicóptero em Marte.

LEIA MAIS:

Helicóptero Ingenuity, da Nasa, adia seu voo que estava previsto para hoje (11)

Helicóptero Ingenuity moveu suas hélices em Marte para teste do voo

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: