Montadoras e startups estão dando segunda vida útil para baterias EV

Estão procurando maneiras de reutilizar baterias antes de enviá-las para reciclagem

Por: Aline Rocha Lemos | 07 abril - 10:42

Os carros e caminhões elétricos tem bastantes pontos positivos, inclusive muitas fabricantes de automóveis estão migrando para carros elétricos, mas a humilde bateria de íon-lítio que alimenta a maioria dos carros e caminhões leva uma vida difícil, as baterias tem vida útil de cinco a oito anos de uso e, eventualmente, acabem em uma reciclagem.

Montadoras querem reutilizar baterias de EV

Imagem: Vetor Pro

Isso ocorre, pois as taxas irregulares de carga e descarga, temperaturas intensas e muitos ciclos de carga parcial fazem com que essas baterias se degradem. Com isso, em vez de já descartarem as baterias para reciclagem, as montadoras e startups estão encontrando maneiras de reutilizar baterias.

As baterias de íon-lítio de um veículo elétrico médio pode reter até 70% de sua capacidade de carga depois de ser removida, afirma TechCrunch. A proposta de negócios para baterias de segunda vida, é portanto, intuitiva.

As baterias de VEs no mercado mantiveram baixa aceitação do consumidor e a introdução é relativamente recente, mas as montadoras já estão buscando uma série de projetos de segunda vida.

LEIA MAIS:

Novo carro elétrico da Mercedes fará 770 km com apenas uma carga, e pode concorrer com a Tesla

Futuro elétrico: Confira tudo sobre os carros elétricos, e quais estão sendo produzidos no Brasil

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: