Inteligência Artificial faz que fotos antigas tenham melhor resolução hoje em dia

Imagens famosas agora podem ser vistas com cor após alguns ajustes

Por: Adriane Garotti | 25 abril - 20:46

As fotos antigas, muitas em preto e branco, agora estão podendo ser observadas através de uma nova perspectiva. O Time-Travel Rephotography está realizando uma atualização de fotos de figuras muito famosas, de maneira que elas passam a ser coloridas e com alta resolução. 

Todo esse processo é feito com o auxílio de uma Inteligência Artificial (IA). Já o projeto em si foi desenvolvido por um grupo de pesquisadores de algumas entidades bem conhecidas como a Universidade de Washington, a Universidade de Berkeley e o Google Research.

À esquerda, uma foto original de Albert Einstein; à direita, a imagem colorida

Foto original do Albert Einstein à esquerda e foto colorida à direita. (Foto: Divulgação/Time-Travel Rephotography)

Tudo funciona através do desenvolvimento da rede neural chamada StyleGAN. Ela é capaz de realizar a colorização nas fotos, fazer a correção do tom, além de ajustar e reduzir possíveis defeitos que essas imagens apresentam devido a qualidade das câmeras antigas que realizavam a captura da imagem.

A Inteligência Artificial (IA) se torna muito útil em todo esse processo, pois é através dela que é possível ter acesso a um grande banco de dados com imagens dos mais diversos tipos, que acabam servindo como fonte principal de ideias e reconhecimento de semelhança para a “revelação” das fotos antigas.

Assista o vídeo para ver outros retratos marcantes em alta resolução:

Visite o site oficial para saber mais.

LEIA MAIS:

Clientes sofrem golpe de uma empresa no qual o CEO era uma IA

Professor de Harvard vai comercializar seu DNA como NFT

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: