Ingenuity realiza seu segundo voo em Marte, desta vez subiu 5 metros

O helicóptero da NASA chegou a realizar manobras e ficou voando por mais tempo

Por: Adriane Garotti | 22 abril - 18:36

Após o voo histórico que o Ingenuity realizou na última segunda-feira (19) em Marte, o helicóptero da NASA teve mais um avanço na manhã desta quinta-feira (22). Em torno das 10h21 (horário de Brasília), ele levantou voo pela segunda vez em menos de uma semana. 

Desta vez o Ingenuity foi um pouco mais abusado e chegou a realizar manobras no planeta vermelho, além de ficar mais tempo sobrevoando o solo de Marte numa altura que chegou a 5 metros – no voo anterior ele havia subido apenas 3 metros. 

Durante todo esse processo o rover Perseverance, uma espécie de “mãe” do helicóptero teste da NASA, recebeu comandos que foram transmitidos para o Ingenuity. Porém, o rover também teve o papel de filmar todo o processo de voo estando a uma distância de 64 metros. Vale lembrar que as imagens são feitas com as câmeras Navcam e Mastcam-Z do Perseverance. 

Como o Ingenuity se mostrou mais confiante nesse segundo voo em Marte, o objetivo era realizar manobras um pouco mais arriscadas com ele. Portanto, o helicóptero foi capaz de se mover para os lados. Esse era um dos intuitos da equipe que o controlava, mas as evoluções estão acontecendo aos poucos.

Assista o vídeo do segundo voo do Ingenuity em Marte:

LEIA MAIS: 

Google faz homenagem ao voo do helicóptero Ingenuity da NASA

Voo histórico do Ingenuity na superfície de Marte aconteceu hoje (19)

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: