Helicóptero Ingenuity moveu suas hélices em Marte para teste do voo

A quantidade de rotações por minuto foi menor do que se espera para o primeiro voo

Por: Adriane Garotti | 09 abril - 19:20

Após o mini helicóptero Ingenuity ter pousado em Marte recentemente, a novidade da vez foi fazer com que ele começasse a mover suas hélices pela primeira vez. Esse é parte de um processo que visa realizar os últimos ajustes para o voo que tem previsão para acontecer no próximo domingo (11).

Os testes no planeta vermelho mostraram que o Ingenuity girou suas hélices a cerca de 50 rpm (rotações por minuto), porém a Agência Espacial Norte Americana (NASA) espera que no momento do voo teste esse número seja maior, atingindo 2.400 rpm (rotações por minuto).

O mini helicóptero chegou a Marte junto com o rover Perseverance, no momento esse robô está como muitos de nós, também esperando pelo momento do voo do Ingenuity, tudo isso em uma distância de 60 metros. 

Todo esse processo de movimento das hélices foi apenas uma aquecimento para o tão esperado evento em que o Ingenuity vai tentar fazer o seu primeiro voo teste no planeta. Por enquanto, as redes sociais oficiais da NASA e da equipe envolvida na missão Mars 2020 estão oferecendo imagens incríveis da aeronave em sua estadia em Marte.

LEIA MAIS:

NASA pousa helicóptero em Marte e o prepara para primeiro voo

NASA anuncia primeiro voo motorizado para Marte em Abril

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: