Google libera sistema com detecção de terremotos para dispositivos Android

Usuários terão alertas em seus smartphones sobre terremotos em proximidade

Por: Aline Rocha Lemos | 29 abril - 07:54

O Google relata nesta quarta-feira (28), seu novo recurso que estará disponível em smartphones Android, onde terá notificações avisando de possíveis terremotos próximo da onde o usuário se encontra.

O Google está expandindo seu sistema de detecção e alerta de terremotos, a empresa irá preencher lacunas em locais onde há poucos sismômetros e nenhum sistema de alerta precoce.

Google expande sistema de detecção para alertas de terremoto

Imagem: Divulgação/Web

O sistema do Google funciona porque cada telefone já vem equipado com um acelerômetro, que pode detectar movimentos. O acelerômetro também pode detectar ondas de terremotos primárias e secundárias, seria basicamente um “minissismômetro unindo milhões de outros telefones Android para formar a maior rede mundial de detecção de terremotos”, afirma Google.

Por hora, o recurso está liberado na Califórnia, Grécia e Nova Zelândia. Essa ferramenta se torna um grande passo para o Google, onde detecta o terremoto e alertar as pessoas. Os usuários receberão automaticamente as mensagem de avisos, a menos que desativem a opção de alerta nas configurações.

Quando o Google deu início neste serviço foi trabalhando juntamente com o Serviço Geológico dos Estados Unidos e o Gabinete de Serviços de Emergência do Governador da Califórnia para enviar alertas de terremoto para os usuários do Android na Califórnia. O primeiro Estado que recebeu esse recurso foi a Califórnia ano passado.

LEIA MAIS:

Aplicativo do Google atinge marca de 1 bilhão de downloads no Android

Google Assistente pensa em dispensar o “Ok, Google” como única forma de comando

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: