Ferramenta online facilita monitoramento da Covid-19

Outbreak, criado pela USP e pela Universidade do Chile, permite acompanhar a evolução gráfica e a geolocalização das infecções, dos óbitos e das pessoas vacinadas

Por: Gabrielle Gonçalves | 27 março - 00:17

Uma ferramenta criada por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade do Chile promete facilitar o monitoramento da pandemia de Covid-19. O Outbreak é uma plataforma que permite visualizar a geolocalização e a representação gráfica ao longo do tempo das infecções, das mortes e das pessoas vacinadas no Brasil. As informações são da Agência Fapesp.

Com ela, é possível rastrear os surtos e a distribuição das vacinas em diferentes níveis, como em um estado, cidade, bairro, rua ou até mesmo em um condomínio residencial. Os usuários podem inserir dados fornecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo Ministério da Saúde e pelas secretarias estaduais e municipais.

A partir das informações adicionadas ao Outbreak, os gestores e os epidemiologistas podem observar a evolução gráfica dos casos e classificá-las com base em critérios como etnia, sexo, idade, entre outros. Dessa forma, eles poderão adotar medidas mais especializadas no combate ao novo coronavírus.

Além de ajudar no acompanhamento da pandemia de Covid-19, a plataforma criada pela USP e pela Universidade do Chile também pode ser usada em outros tipos de estudo, como os de crescimento populacional ou migração animal.

O Outbreak está disponível em formato online e gratuito neste site.

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

 

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você