Facebook e Google estão investindo em cabos submarinos para ligar América do Norte e Sudeste da Ásia

A ideia é melhorar a capacidade de conexão de internet entre as regiões

Por: Gabrielle Gonçalves | 29 março - 20:00

Nesta segunda-feira (29), o Facebook anunciou que está planejando a instalação de dois cabos submarinos para ligar a América do Norte à Indonésia e a Singapura. A ideia é aumentar a capacidade de conexão de internet entre as regiões.

Foto: iStock

Os dois cabos, chamados de Echo e Bifrost, vão passar por uma rota que cruza o Mar de Java, no Sul do Oceano Pacífico. De acordo com informações divulgadas pela agência de notícias Reuters, a capacidade submarina geral no transpacífico deve aumentar em 70%.

O Echo está sendo construído em parceria com a Alphabet, empresa-mãe do Google, e a empresa de telecomunicações indonésia XL Axiata. O projeto deve ficar pronto até 2023. Já o Bifrost está sendo feito em conjunto com a Telin, uma subsidiária da empresa Telkom, da Indonésia, e o conglomerado de Singapura Keppel. Ele deve ser concluído em 2024.

Os cabos submarinos serão os primeiros a ligar diretamente a América do Norte a algumas partes da Indonésia, um dos cinco principais mercados globais do Facebook. A iniciativa faz parte dos investimentos da empresa em ampliar a conectividade no país. A ação, no entanto, ainda precisa da aprovação dos órgãos reguladores.

Segundo uma pesquisa feita pela Associação de Provedores de Internet da Indonésia em 2020, apenas 73% da população tem acesso à rede. Deste total, menos de 10% usa uma conexão de banda larga para acessar a web – a grande maioria utiliza a conexão móvel.

Além dos cabos no Sudeste da Ásia, o Facebook e a Alphabet também tinham outros planos submarinos para o resto do Continente. É o caso do Pacific Light Cable Network (PLCN) – que visava ligar Los Angeles a Hong Kong. A ideia, contudo, encontrou resistência do governo dos Estados Unidos, por questões de “segurança nacional”. No início deste mês, o Facebook anunciou que havia abandonado o projeto.

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você