Energia solar pode se tornar mais barata ao redor do mundo

Em muitos países o gasto com energias limpas são bem menores que as tradicionais

Por: Adriane Garotti | 28 março - 16:21

Com o passar dos anos muitas tecnologias relacionadas ao desenvolvimento de novas fontes de energia foram sendo pesquisadas e executadas. Hoje em dia, mesmo que não seja de forma democrática, a energia solar está se tornando a opção mais barata em alguns países, como os Estados Unidos. 

Segundo dados do site TecMundo, no decorrer dos últimos 15 anos, a eletricidade que vem da energia solar  sofreu uma notável queda no seu custo médio. A principal intenção é desenvolver e oferecer esse tipo de tecnologia em diversos outros países que tiverem a intenção de renovar o seu jeito de consumir energia. 

Gráfico mostrando o gasto com energia solar nos EUA

Gráfico com a demanda e o gasto de energia solar nos EUA. (Foto: Reprodução/EIA)

“Em muitas partes do país, a energia solar já é mais barata do que carvão e outros combustíveis fósseis e, com mais inovação, podemos cortar o custo novamente em mais da metade em uma década”, afirmou Jennifer M. Granholm, secretária de Energia dos EUA, segundo informações do site TecMundo.

O Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE), está criando várias estratégias para fazer com que esse processo de democratização se torne realidade. A principal intenção já mencionada por Biden, atual presidente do país, é chegar em 2035 usufruindo unicamente da energia solar. Para isso, U$ 126 milhões já estão separados e serão destinados a essa iniciativa. 

Porém, no momento atual, um dos primeiros passos a ser tomado é o corte de 60% de custo para as usinas de energia solar, isso até 2030. Num futuro próximo, esse incentivo do governo também deverá começar a atingir a população comum em suas residências, como a diminuição de preços para casas que possuem painel solar.  

Como funciona a energia solar? 

Considerada por muitos uma energia limpa – pois não causa danos à natureza -, a energia solar consegue promover eletricidade através de uma tecnologia que usa a luz e o calor do sol. Tudo acontece por meio dos chamados “painéis solares”, que sempre estão sofrendo mudanças de acordo com o avanço da pesquisa na área. A energia captada durante o período de exposição ao sol consegue abastecer e guardar eletricidade para o período da noite.

LEIA MAIS:

Mochila com Inteligência Artificial está sendo criada pela Intel, para ajudar deficientes visuais

Bairro feito com impressora 3D já é realidade nos Estados Unidos

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:


Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você