Elon Musk diz que Starship SN11 explodiu por “pequeno vazamento de metano”

Explosão aconteceu na terça-feira passada. Esta foi a quarta vez que acontece algum incidente em naves da SpaceX

Por: Gabrielle Gonçalves | 06 abril - 23:09

Nesta semana, a nave Starship da SpaceX explodiu durante os testes de voo. O protótipo SN11 conseguiu decolar e voar, sob intensa neblina, mas na hora da descida, sofreu uma falha e explodiu. Agora, por meio do Twitter, o CEO da empresa, Elon Musk, disse que a explosão foi resultado de um “pequeno vazamento de metano”.

“A fase de subida, a transição para a horizontal e o controle durante a queda livre foram boas. Um vazamento de CH4 (relativamente) pequeno levou a um incêndio no motor 2 e fritou a parte dos aviônicos, causando um início difícil na tentativa de pouso de queima na bomba turbo de CH4. Isso está sendo corrigido de 6 maneiras até o domingo”, afirmou ele.

Somente em 2021, este já é o quarto modelo seguido da SpaceX que sofre algum tipo de incidente durante os testes. Após a recente explosão, a empresa vai iniciar a próxima etapa de desenvolvimento da nave Starship. Os novos testes serão com os protótipos SN15, SN16 e SN17. O SN12 ao SN14 foram cancelados antes de serem completamente construídos.

A Starship é uma nave de aço com 55 metros de altura e capacidade para até 100 passageiros e 100 toneladas de carga. Ela será usada pela SpaceX para ir a Marte. A nave será lançada pelo foguete Super Heavy, também da empresa de Elon Musk.

LEIA MAIS:

Elon Musk é condenado por violar leis trabalhistas

Elon Musk diz que até 2030 a SpaceX vai estar em Marte

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: