DICA: Cursos gratuitos de tecnologia oferecidos pelo Governo Federal e Microsoft

Essa parceria oferece cursos de capacitação tecnológica de forma remota

Por: Adriane Garotti | 24 março - 19:55

O Governo Federal, em parceria com a Microsoft, está oferecendo cursos de tecnologia gratuitos para capacitação de jovens e adultos interessados. Todo o ensino será realizado de forma remota, dentro da plataforma Escola do Trabalhador 4.0 – site que já existia, mas agora retorna depois da parceria com a Microsoft. 

A intenção é conseguir auxiliar no desenvolvimento tecnológico de ao menos 5 milhões de pessoas, com idade acima de 18 anos, para que o aprendizado ajude na entrada ou recolocação no mercado de trabalho, que atualmente está muito atrelado às tecnologias.

Mulher mexendo no computador

(Fofo: Divulgação/Escola do Trabalhor 4.0)

No início serão disponibilizados seis cursos com o sistema de trilha online. Esse primeiro grupo recebeu o nome de “Letramento Digital”, pois vai abordar assuntos básicos do ambiente digital como: trabalhe com computadores; comunique-se online; acesse informações online; crie conteúdo digital; colabore e gerencie conteúdos digitais; e participe online com segurança e responsabilidade.

Já a partir dessa primeira parte, ao longo dos meses de abril, maio e junho deste ano, vão ser disponibilizados outros 41 cursos e 10 trilhas online. Todos que concluírem os cursos vão receber certificado gratuito.

Segundo o site Olhar Digital, Tânia Cosentino, presidente da Microsoft no Brasil, se mostrou satisfeita com essa parceria. “Promover qualificação profissional e melhorar a descoberta de oportunidades de emprego na economia digital são os principais desafios que pretendemos endereçar com essa parceria. Acredito que iniciativas como essa são fundamentais para apoiar a retomada econômica do país e o crescimento sustentável do Brasil”, afirmou.

Já a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia tem o intuito de, até fevereiro de 2023,  alcançar 5,5 milhões de trabalhadores.

Os interessados em realizar os cursos deverão se inscrever através do site Escola do Trabalho 4.0. Lá também estão disponíveis outras informações sobre o conteúdo de cada um dos cursos e trilhas.

LEIA MAIS:

DICA: Transforme textos do Word em slides do PowerPoint de forma rápida

Dica: Seis opções de ferramentas que podem substituir o Microsoft Office

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: