Coreia do Sul pretende usar próprio foguete para chegar na Lua em 2030

A intenção do país é investir cada vez mais em pesquisas espaciais

Por: Adriane Garotti | 26 março - 18:26

Na última quinta-feira (25), Moon Jae-in, presidente da Coreia do Sul, afirmou em um pronunciamento que pretende lançar um foguete próprio rumo à Lua em meados de 2030. Ele também disse que os investimentos nas pesquisas com foco em lançamentos espaciais estão sendo levados muito a sério.

O presidente disse que o KSLV-2, que é o veículo utilizado para que sejam feitos os lançamentos espaciais, acabou de encerrar a terceira fase dos testes e até agora não apresentou nenhum problema com a resistência dos motores – que era algo que ainda deixava certas dúvidas. Tudo indica que, num futuro bem próximo, os satélites com 1,5 tonelada cheguem na órbita baixa do planeta Terra.

Representação do KSLV-2 da Coreia do Sul

Representação do KSLV-2. (Foto: Reprodução/Korea Aerospace Research Institute)

Outro ponto importante no anúncio de Moon foi a informação de que, o país está com estudos em andamento relacionados a uma espaçonave que deverá ser lançada em direção ao asteroide Apophis, que recentemente esteve bem próximo do planeta Terra. A expectativa é de que ele volte a se aproximar em 2029.

Segundo o presidente, a Coreia do Sul está investindo na pesquisa espacial com intuito de incluir o país na lista dos mais capacitados para o desenvolvimento dos estudos nesse meio. “Vamos avançar ativamente para projetos desafiadores de exploração do espaço, que sejam construídos sobre a base proporcionada pelo veículo de lançamento coreano”, afirmou Moon. 

Além disso, estão sendo pensadas formas de introduzir o país no mundo dos investimento, junto a grandes empresas que já fazem parte do polo industrial espacial atualmente. Um bom exemplo é a SpaceX, fundada por Elon Musk e gigante no mercado de veículos e pesquisa espacial mundial.

LEIA MAIS:

Elon Musk diz que até 2030 a SpaceX vai estar em Marte

Após atraso, nanossatélite brasileiro é finalmente lançado

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:


Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você