Conheça a “Eyecam”, uma webcam capaz de seguir os movimentos humanos

A tecnologia consegue ser bem realistas no aspecto físico e funcional

Por: Adriane Garotti | 10 abril - 19:58

O designer Marc Teyssier desenvolveu uma webcam capaz de seguir os movimentos humanos e até mesmo reconhecer seu “dono”. Essa tecnologia faz parte de um experimento e possui características físicas bem realistas. A “Eyecam” tem até a capacidade de piscar os olhos. 

Com o design bem parecido com o de um olho humano, a webcam consegue olhar para os lados, para cima e, além disso, reconhecer a pessoa que é proprietária dela, tudo isso através do reconhecimento facial. Também é possível observar as emoções do dispositivo, já que ela faz caretas de emoção e decepção. 

Webcam realista no computador olhando um homem

(Foto: Divulgação/Marc Teyssier)

O desenvolvedor afirmou que não tem intuito de comercializar a webcam, mas afirma que em tempos onde a relação do ser humano com as câmeras dos computadores passou a ser rotineira – devido ao isolamento social -, é importante abordar pautas que falem sobre a vigilância nesse mundo virtual.

“Contato visual. Os olhos humanos são cruciais para a comunicação. Através do olhar, podemos perceber felicidade, raiva, tédio ou cansaço. Os olhos se movem quando alguém está curioso e o leva direto para manter o foco”, disse Teyssier. 

Mais informações sobre a construção, o funcionamento, os materiais utilizados e o código-fonte de software podem ser encontradas na página oficial do designer neste site.

Assista o vídeo para ver a webcam funcionando:

LEIA MAIS: 

Atualização do Windows 10 pode trazer recursos para as webcams

Cientistas desenvolvem rodas dobráveis que podem ser úteis para missões espaciais

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: