Compras por reconhecimento facial devem dobrar até 2025

Relatório da Juniper Research aponta que 1,4 bilhão de pessoas vão usar a tecnologia no futuro

Por: Gabrielle Gonçalves | 18 abril - 14:46

Uma pesquisa da Juniper Research aponta que o reconhecimento facial vai transformar o universo das compras online até 2025. De acordo com o relatório, 1,4 bilhão de usuários ao redor do mundo vão usar a ferramenta no futuro – um aumento de 120% em relação ao número atual, estimado em 671 milhões de pessoas.

Foto: Shutterstock

Segundo a pesquisa, o avanço é atribuído à disponibilidade do FaceID em dispositivos móveis, como é o caso do iPhone. No entanto, a Juniper Research alerta para a necessidade das fabricantes em implementar softwares de verificação mais seguros nos aparelhos. As falhas na validação podem reduzir a confiança dos usuários em realizar transações online.

Os sensores de impressão digital são outra área de crescimento, com 93% dos smartphones esperando apresentar o recurso até 2025. Por outro lado, o reconhecimento facial baseado em hardware só vai estar presente em 17% dos celulares.

O reconhecimento por voz também está sendo amplamente usado para realizar pagamentos. Ele deve aumentar de apenas 111 milhões de usuários para mais de 704 milhões em 2025. No entanto, o relatório sugere que seu uso terá dificuldade para crescer muito. Apesar de ser utilizado predominantemente no setor bancário, a aceitação mais ampla parece improvável devido a preocupações sobre robustez.

Os resultados do estudo também recomendam que as marcas ofereçam uma estratégia biométrica com vários métodos. Combinar o reconhecimento facial, as impressões digitais e o reconhecimento por voz pode ajudar a tornar os pagamentos mais seguros.

Fonte: TechRadar

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você