Boston Dynamics lança um novo robô para mover caixas em fábricas

Novo robô é chamado de Strech, pretende surpreender as empresas com sua inteligência e agilidade

Por: Aline Rocha Lemos | 29 março - 08:00

A empresa Boston Dynamics é uma companhia de engenharia robótica que ficou famosa pela construção de robôs avançados, os quais possuem comportamentos notáveis, como mobilidade, agilidade e velocidade. Nos últimos anos, a empresa tem dado cada vez mais atenção ao mercado logístico e hoje apresenta um novo robô com apenas uma aplicação em mente: a movimentação de caixas em fábricas. O robô é chamado de Strech.

Novo robô da Boston Dynamics

Imagem: Divulgação/Boston Dynamics

O robô não foi modelado com base em humanos ou animais, pretende ser o robô mais prático possível. Possui uma base móvel quebrada contendo um conjunto de rodas, um “mastro de percepção” com câmeras e outros sensores, ele tem um enorme braço robótico com sete graus de liberdade e uma matriz de ventosas na extremidade que pode agarrar e mover caixas de até 23 quilogramas (50 libras) de peso.

“Isso é o que é empolgante sobre este sistema, ele pode fornecer automação para ambientes que não têm infraestrutura de automação”, disse o vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Boston Dynamics, Michael Perry, ao The Verge . “Você pode pegar esse recurso e movê-lo para a parte de trás do caminhão, pode movê-lo para os corredores, pode movê-lo ao lado de seus transportadores. Tudo depende de qual é o problema do dia. ”

O robô mais conhecido da empresa é o Spot, e recentemente a Boston Dynamics anunciou a expansão da linha de robôs Spot, atualizou com um novo modelo de mais autonomia em suas missões, chamada Enterprise, a nova variante do proeminente “cão-robô”.

Robô Spot, da Boston Dynamics

Imagem: Divulgação/Boston Dynamics

O Spot é voltado para uso comercial e industrial, e está disponível apenas para compras nos Estados Unidos. A Boston aluga robôs para clientes em mercados internacionais e todos os pedidos são sujeitos aos termos e condições de venda da companhia. O cão-robô é muito ágil para subir escadas e atravessar terrenos acidentados com facilidade, ele é pequeno então consegue entrar em lugares fechados, Spot pode até transportar quadro de módulos de hardware nas costas, para as empresas testarem todas as habilidades que ele pode executar, e assim realizará um trabalho bem mais específico.

O robô tem visão 365 graus, é programado para desviar de obstáculos e pode ser conduzido remotamente. Contudo, a empresa continua em novas fabricações de robôs que substitui cada vez mais o ser humano, os robôs são bem programados para realizar tarefas muito melhores que pessoas normais. Por esse motivo, o desenvolvimento deles está crescendo muito, principalmente no exterior.

LEIA MAIS:

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: