Banco Central lança painel interativo para divulgação de dados de operações de crédito

Nova página no site da entidade contém gráficos dinâmicos da evolução da carteira de crédito, da inadimplência e dos ativos problemáticos

Por: Gabrielle Gonçalves | 23 abril - 20:39

O Banco Central lançou nesta sexta-feira (23) um painel interativo para a divulgação de informações de operações de créditos. Na nova página do site, será possível acessar todos os dados do Sistema de Informações de Crédito (SCR).

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Operação de crédito é quando o banco empresta dinheiro ou financia alguma compra para seus clientes. Alguns exemplos são empréstimos pessoais, empréstimo consignado, financiamentos, cheque especial, crédito rotativo do cartão de crédito, etc.

A entidade monetária publica mensalmente esses dados no relatório de “Estatísticas Monetárias e de Crédito”. Agora, segundo o BC, essa divulgação foi ampliada. Estão sendo disponibilizadas mais de 700 mil séries mensais, compreendendo informações a partir de junho de 2012.

“A nova página apresenta gráficos dinâmicos da evolução da carteira de crédito, da inadimplência e dos ativos problemáticos, permitindo a combinação de diferentes filtros: tipo de cliente (PF/PJ), modalidade de crédito, unidade da federação, CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), natureza da ocupação, porte/rendimento dos clientes, origem de recursos e indexador das operações”, afirmou.

Os usuários podem baixar toda a base disponibilizada a partir do Portal de Dados Abertos. Nele, além das
informações presentes no Painel, os dados incluem o segmento e o tipo da instituição financeira que gerou o crédito.

“Essa iniciativa do Banco Central busca fornecer aos participantes de mercado, à academia, à imprensa e à sociedade em geral, informações relevantes sobre a dinâmica do crédito nas suas mais variadas dimensões e está alinhada com a Agenda BC#, em sua dimensão Transparência, e com o princípio da transparência ativa da Lei de Acesso à Informação”, disse o BC.

LEIA MAIS:

De acordo com Banco Central, beneficiário poderá usar PIX para movimentar dinheiro do auxílio emergencial

Bolsonaro nomeia presidente e sete diretores para mandatos fixos no Banco Central

Banco Central quer adicionar novas funções ao PIX para evitar a abertura de contas falsas

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você