Bairro feito com impressora 3D já é realidade nos Estados Unidos
Modelos de casas para os mais diversos gostos com foco em sustentabilidade
Por: Adriane Garotti | 25 março - 17:56
O primeiro bairro feito apenas com casas impressas em 3D vai ser montado nos Estados Unidos. A cidade Rancho Mirage, no estado da Califórnia, vai receber 15 casas feitas através de uma impressora capaz de imprimir as moradias. O bairro irá ocupar 20 mil metros quadrados e promete usufruir da sustentabilidade.
Esse projeto está sendo realizado por duas grandes empresas americanas que já têm experiência no ramo imobiliário. A Palari e a Might Buildings vão trabalhar juntas para conseguir produzir as casas em 3D e fazer com que essa nova tecnologia se torne mais comum daqui alguns anos.

(Foto: Divulgação/Might Buildings)
Segundo o site Canaltech, Alex Duboc, um dos sócios da Might Buildings, está confiante num futuro com casas 3D. “Esta será a primeira atualização local de uma nova visão para o futuro da habitação”, afirmou.
De acordo com as empresas, todo o processo de construção do bairro e das casas vai diminuir em 95% o trabalho humano. Além disso, vai passar a fazer parte de processos que ajudam o meio ambiente, pois serão produzidos apenas 10% de resíduos que são gerados na construção de casas comuns.
O tamanho
Todas terão uma aparência moderna e com foco em sustentabilidade. Mas num aspecto geral elas terão até três quartos, dois banheiros, cômodos que podem ser customizados pelo morador e algumas áreas de lazer como piscina, que pode ou não ser agregado.
Como vai funcionar?
Um armazém, na cidade de Oakland, será o local onde a impressora 3D fará todas as casas – o total de 80% do trabalho é totalmente tecnológico. Em relação ao tempo estimado, espera-se que em torno de dois a quatro meses o processo seja concluído. Essa rapidez se deve ao fato do material impresso em 3D endurecer e secar de forma rápida quando em contato com o ar. Depois disso, as casas serão levadas por caminhões até o bairro e instaladas nos locais já planejados.

(Foto: Divulgação/Might Buildings)
Preço
Esse fator depende muito do modelo que o cliente irá escolher. Os chamados “studios”, que são menores e com apenas um banheiro, vai custar em torno de US$ 187 mil. Já os modelos maiores, que possuem mais de 100 metros quadrados, podem sair por até US$ 950 mil – de acordo com a escolha de áreas de lazer opcionais que podem ser incluídas.
LEIA MAIS:
Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: