Astronauta publica foto de repolho sendo cultivado no espaço

A ideia é estudar projetos agrícolas em gravidade menores que a da Terra para viagens à Lua e a Marte

Por: Gabrielle Gonçalves | 01 abril - 23:20

Nesta semana, o astronauta Mike Hopkins da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) chamou a atenção ao publicar uma foto de uma plantação de uma verdura. A novidade curiosa é que ele está cultivando um tipo de repolho chinês, chamado de Pak Choi, no espaço.

Foto: Reprodução/Twitter

O cultivo faz parte de um projeto iniciado em Fevereiro e chamado de Veggie. Ele tem como objetivo estudar a produção agrícola em gravidades menores que a da Terra, para, futuramente, poder alimentar a tripulação durante as viagens espaciais. Recentemente, a NASA havia anunciado que pagaria US$ 500 mil (cerca de R$ 3 milhões) aos americanos que soubessem como alimentar os astronautas em Marte.

“Pare e cheire as flores! Verificando o Pak Choi que venho desenvolvendo @Space_Station. Isso faz parte do Veggie – um experimento que estuda a produção agrícola em microgravidade que pode ajudar os astronautas a se tornarem mais autossuficientes em missões de longa duração à Lua ou Marte”, disse ele no tweet.

Para que os vegetais sobrevivam e se desenvolvam, a Estação Espacial usa iluminação LED na cor magenta que simula a luz solar. Assim, ela pode guiar o crescimento das fontes na ausência da gravidade terrestre.

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: