Asteroide chamado 2021 GW4 passou pertinho da terra na manhã de hoje (12)

O fenômeno não representou nenhum risco ao planeta Terra e seus habitantes

Por: Adriane Garotti | 12 abril - 21:34

Na manhã desta segunda-feira (12), o asteroide chamado 2021 GW4 passou de raspão na Terra. Pode não parecer tão perto quando analisamos em números, mas em comparação com outros casos, o acontecimento foi marcante devido a distância.

O 2021 GW4 tinha quatro metros de diâmetro, o que pode ser equivalente ao tamanho de um carro. Ele manteve uma distância do planeta Terra de apenas 26.200 quilômetros, o que é considerado muito perto, já que esse valor corresponde a menos de um décimo da distância média entre a Terra e a Lua.

Ilustração de asteroide vindo em direção a Terra

Ilustração de um asteroide. (Foto: Reprodução/Pixabay)

Esse meteoro já era um recém conhecido pelos astrônomos que trabalham no Monte Lemmon, na Califórnia. Ele foi descoberto em 8 de abril deste ano e já era esperado. Só no ano de 2021, mais de 500 novos asteroides foram descobertos através de um projeto chamado Catalina Sky Survey.

Já a NASA, também continua “vigiando” quais os possíveis asteroides que podem chegar perto do planeta Terra. Entre eles estão mais de 25.500 tipos de asteroides diferentes.

Esse tipo de objeto não costuma causar perigo para nós que somos habitantes da Terra. Os pesquisadores indicam que um asteroide, por maior que for, não iria conseguir se manter intacto após o impacto com a nossa atmosfera. Com isso, ele iria se desintegrar antes que pudesse causar algum dano por aqui.

Helicóptero Ingenuity, da Nasa, adia seu voo que estava previsto para hoje (11)