Arte NFT com rosto de Edward Snowden é vendida por mais de US$ 5 milhões

Snowden se tornou conhecido por vazar o esquema de espionagem dos EUA em 2013. O valor arrecado vai ser destinado à uma entidade que defende a liberdade de imprensa

Por: Gabrielle Gonçalves | 18 abril - 14:03

Você se lembra quando um analista de sistemas da CIA revelou o esquema de espionagem dos Estados Unidos? Agora, uma arte NFT com o rosto de Edward Snowden foi vendida por cerca de US$ 5,3 milhões. Chamada de “Stay Free”, a obra com o rosto de Snowden é criada a partir de páginas da decisão judicial que determinou que o programa de vigilância em massa da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos violou a lei.

A imagem escolhida foi tirada pelo fotógrafo Platon, que autorizou seu uso. O valor recebido no leilão, 2224 em Ethereum, será destinado à Freedom of the Press Foundation (Fundação Liberdade de Imprensa, em tradução livre), organização sem fins lucrativos, na qual ele ocupa a presidência do conselho de administração desde 2016.

“Este leilão irá impulsionar o desenvolvimento de valiosos usos de criptografia para proteger a privacidade, salvaguardar a liberdade de imprensa e servir ao público”, afirmou Snowden.

Edward Snowden

O ex-técnico da CIA, Edward Snowden, se tornou conhecido no mundo inteiro em 2013 após vazar informações sigilosas de segurança dos Estados Unidos e revelar em detalhes alguns dos programas de vigilância usados para espionar outros países. Snowden teve acesso às informações que vazou para a imprensa quando prestava serviços terceirizados para a Agência de Segurança Nacional.

Depois do vazamento, o analista de sistemas buscou asilo em diversos países. O governo americano tenta há anos que ele volte aos EUA para ser julgado criminalmente. No ano passado, ele recebeu um visto de residência permanente na Rússia.

LEIA MAIS:

Uma casa de verdade virou um NFT

Brasil vende seu primeiro tweet em NFT. Saiba qual foi e quanto custou

Tom Brady está lançando empresa de NFT

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você