Apple adiciona duas novas vozes para Siri, e não será mais usada como padrão a voz feminina ou masculina

Agora você pode escolher a voz com quem irá falar

Por: Aline Rocha Lemos | 01 abril - 07:31

Para você que utiliza o idioma em inglês no celular, a Apple lançou uma novidade, ela vai acrescentar duas novas vozes Siri, e não vai mais utilizar como padrão a voz feminina ou masculina, você poderá escolher com qual voz quer conversar. O novo recurso até o momento será para as vozes americanas, ainda não foi anunciado sobre o idioma Brasileiro, e será atualizado na última versão beta da IOS.

Essa tópico de colocar como padrão a voz feminina ou masculina, surgiu bastante como um preconceito nas interfaces de voz nos últimos anos. Essas duas novas vozes parece muito provável que sejam a primeira expansão nas seleções de voz da(o) Siri. Mais diversidade em voz, tom e dialeto regional só pode ser um desenvolvimento positivo para a sensação de dispositivos inteligentes inclusivos. Também vale lembrar, que nos últimos anos, começamos a ver algum movimento da Amazon, Google e Apple para corrigir agressivamente as situações em que os assistentes revelaram preconceito em suas respostas a perguntas que usam linguagem negativa e abusiva. Podemos observar as melhorias gerais na acessibilidade, que são tipos de escolhas muito importantes, especialmente em uma escola de centenas de milhões de pessoas.

Apple adiciona duas novas vozes para Siri

Imagem: Divulgação/Apple

A versão beta já deve está disponível para participantes do programa. As vozes pretende trazer mais diversidade no som e no padrão da fala. Em alguns países, o Siri tem como padrão a voz masculina, mas essa mudança torna a escolha do usuários pela primeira vez.

Em um comunicado da Apple foi relatado: “Estamos entusiasmados em apresentar duas novas vozes Siri para falantes de inglês e a opção para os usuários de Siri selecionarem a voz que desejam ao configurar seus dispositivos.” “Esta é uma continuação do compromisso de longa data da Apple com a diversidade e inclusão, e produtos e serviços que são projetados para refletir melhor a diversidade do mundo em que vivemos.”

Não sabemos ainda, como serão as vozes, mas foi postado em um tuíte, alguns exemplos das vozes em ação:


Esse último beta atualizará as vozes Siri na Irlanda, Rússia e Itália para Neural TTS, elevando o total de vozes usando a nova tecnologia, Siri lida com 25 bilhões de solicitações por mês me mais de 500 milhões de dispositivos e suporta 21 idiomas em 36 países, afirma Tech Crunch.

LEIA MAIS:

Evento da Apple WWDC, acontecerá em junho e deve ter novos lançamentos

Apple inclui Brasil no programa de assistência técnica independente

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: