Huawei lança o HarmonyOS, sistema operacional que pode substituir Android

Atualmente, a empresa chinesa é segunda maior fabricante de celulares do mundo

Por: João Paulo Soares | 09 agosto - 14:07

A empresa chinesa Huawei finalmente lançou seu próprio sistema operacional, nesta sexta-feira (9), na cidade de Dongguan. Batizado de HarmonyOS, o programa é parte de um esforço para livrar a companhia da dependência do sistema Android, da Google.

A Huawei, que atualmente é a segunda maior fabricante de smartphones do mundo, viu seus planos ameaçados com o início da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. Desde maio deste ano, a gigante chinesa está sofrendo sanções do governo americano.

  • 1/2 Foto: Reprodução/Huawei
  • 2/2 Foto: Reprodução/Huawei

Apple é processada por escutar conversas de usuários com a Siri

Agora, um dos maiores desafios para o HarmonyOS emplacar no mercado são os aplicativos. A empresa está tentando incentivar a comunidade para criar programas para o seu possível novo sistema. Na China, os aplicativos como Google, Facebook e Twitter são bloqueadas, então as sanções do presidente Donald Trump têm pouco impacto.

“É uma geração inteiramente nova de sistema operacional”, afirmou Richard Yu, diretor executivo da divisão de consumo da companhia. De acordo com a consultoria IDC, a China sozinha já é um grande mercado, e somente no país, a Huawei vende mais celulares que a Apple no mundo inteiro.

Confira:

Deixe seu comentário