Pessoas que corrigem a gramática dos outros são chatas e menos agradáveis, aponta estudo

Agora existem estudos para que você possa chamar o amiguinho de CHATO

Por: Alefy Soares | 09 maio - 20:48

Se você já teve a sua gramática corrigida diversas vezes pela mesma pessoa e a achou insuportável, saiba que agora existe um estudo para provar que, além de chata, a pessoa também possui uma personalidade menos agradável.

A pesquisa, que foi publicada pelo jornal de científico  PLOS One, mostra que a personalidade de uma pessoa pode determinar como ela reage a erros de gramática alheios, podendo revelar ainda a maneira como nos comunicamos nas redes sociais: “É o primeiro estudo a mostrar que traços de personalidade de ouvintes/leitores tem um efeito na interpretação da linguagem”, afirmou a co-autora do estudo,  Julie Boland, da Universidade de Michigan.

Foto: Reprodução

O experimento foi realizado com 83 pessoas para determinar o julgamento deles em relação a e-mails escritos em resposta a um anúncio de procura por um colega de quarto. Algumas das mensagens mostradas, possuíam erros de digitação e também gramaticais.

Em seguida, os participantes julgavam os autores dos emails avaliando quesitos como a inteligência do indivíduo. Na última etapa, os participantes então preencheram um questionário do tipo Teste de Personalidade, que os classificou em escalas de agradabilidade.

Foto: Reprodução

Como resultado, as pessoas que mais se incomodaram com os erros gramaticais eram  com personalidades menos agradáveis e se estressavam mais facilmente, sendo consideradas “chatas” pelos outros participantes.

Você se encaixa como o chato ou a pessoa que geralmente se irrita com as correções? Deixe o seu comentário!