Governo anunciou o bloqueio do Whatsapp nas próximas horas? Entenda o caso

Uma notícia falsa rondou as redes sociais e a ANATEL emitiu uma nota oficial

Por: Alefy Soares | 25 maio - 4:51 PM | comentários

Está rondando uma mensagem no Whatsapp em que, supostamente, a Anatel confirmou que irá bloquear o aplicativo nas próximas horas para que os caminheiros que fazem greve não consigam se comunicar, mas o que poucos sabem é que a notícia é falsa!

Ao perceber que diversas pessoas estavam repassando o boato, a ANATEL liberou uma nota oficial para comentar sobre o caso: “O governo ou a Anatel não têm a capacidade de causar uma queda ou corte no sinal de internet no Brasil. Assim, não há intenção de um corte na internet programado para hoje ou para os próximos dias”.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação também nega qualquer possibilidade de um bloqueio do Whatsapp no Brasil: “É um absurdo, um boato. Não procede a informação.”

Instagram libera novo recurso para silenciar usuários

Demi Getschko, diretor presidente do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), revelou que a notícia falsa se trata de um boato que foi criado para criar pânico na população em meio à crise:

“Para fazer isso, seria preciso bloquear todas as operadoras do país e dependeria de ordem judicial”, disse.

“Para fazer com que todas as operadoras não trafegassem mais na internet, teria que existir a ação de todas as operadoras. Não há a menor chance de isso ser viável”, concluiu.

Veja a mensagem que está circulando:

“COMUNICADO URGENTE

Governo pretende cortar todos os sinais de internet no Brasil nesta sexta feira 25/05 a partir das 17:00h, com o intuito de falhar a comunicação entre os manifestantes da greve! Haverá falha em todos os sinais de internet via rádio, via fibra óptica, via satélite e aparelhos celulares. Repassando urgente”.

Deixe seu comentário

Mais lidas

Recomendadas para você