Secretário da Presidência, Fábio Wajngarten é diagnosticado com coronavírus

Secretário acompanhou Jair Bolsonaro em viagem na semana passada

Por: Amanda Oliveira | 12 março - 13:33

Fábio Wajngarten, secretário de Comunicação da Presidência da República, testou positivo para o novo coronavírus. A informação foi confirmada pelo Palácio do Planalto na tarde desta quinta-feira (12).

De acordo com o governo, o serviço médico da Presidência da República “está adotando todas as medidas preventivas necessárias para preservar a saúde” do presidente Jair Bolsonaro. Na semana passada, Fábio acompanhou o presidente em uma viagem aos Estados Unidos.

Foto: Divulgação

Pandemia de coronavírus

Nesta última quarta-feira (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou oficialmente que estamos vivendo uma pandemia do novo coronavírus.

Diferentemente de epidemia, este termo é usado quando uma doença atinge diversos continentes do mundo com transmissão sustentada entre pessoas. Este tipo de contágio se dá quando um paciente infectado não visitou um país afetado e transmite o vírus para outra pessoa, que também não viajou.

“Nas últimas duas semanas, o número de casos de Covid-19 fora da China aumentou 13 vezes e a quantidade de países afetados triplicou. Temos mais de 118 mil infecções em 114 nações, sendo que 4 291 pessoas morreram”, disse Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS. Segundo ele, a confirmação da pandemia não muda a avaliação da OMS da ameaça representada pelo vírus.

“Estamos chamando todos os países para ativar e intensificar mecanismos emergenciais de resposta, buscar casos suspeitos, isolar, testar e tratar todo episódio de Covid-19, além de traçar as pessoas que tiveram contato com ele. Preparem-se, detectem, protejam, tratem, reduzam o ciclo de transmissão, inovem e aprendam”, concluiu.

MAIS SOBRE O ASSUNTO:

Casamento da irmã de Gabriela Pugliesi pode ter sido foco de novos casos de coronavírus

Tom Hanks e esposa são diagnosticados com coronavírus: “Vamos ser isolados”