Motivo que fez dia virar noite em São Paulo é muito sério e deveria preocupar a todos

Isso foi um resultado das queimadas na Amazônia

Por: Gabriela Orsini | 20 agosto - 13:27

Nesta segunda-feira (19) eram apenas 15h quando o dia se transformou em noite e assustou a todos em São Paulo. Nas redes sociais, muitos memes e zoeirinhas foram feitas, mas a verdade por trás disso é horrível e todos deveriam se preocupar.

Instituto Nacional de Meteorologia revelou que essa escuridão foi causada por conta das queimadas que estão acontecendo na Amazônia! Em entrevista ao G1, o meteorologista Franco Vilela disse “O material particulado, oriundo da fumaça produzida por esses incêndios silvestres de grande porte que estão acontecendo na Bolívia, conjugado com o ar frio e úmido que está no litoral de São Paulo, causou a escuridão”.

Foto: Reprodução/Twitter

Ou seja, realmente era fumaça das queimadas que foi trazida até a região sul do Brasil! Isso é muito grave, pois mostra que não é ‘um foguinho’ que está acontecendo na floresta Amazônica, mas algo muito grande e perigoso.

A meteorologista do Climatempo, Josélia Pegorim, completou a informação dizendo “A fumaça não veio de queimadas do estado de São Paulo, mas de queimadas muito densas e amplas que estão acontecendo há vários dias em Rondônia e na Bolívia. A frente fria mudou a direção dos ventos e transportou essa fumaça pra São Paulo”.

Foto: Reprodução/Twitter

Resumindo, a escuridão que assustou tanta gente foi gerada por conta da umidade que chegou com a frente fria e fumaça das queimadas que foi trazida pelos ventos.

E os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que as queimadas no Brasil aumentaram 82% em comparação ao mesmo período (janeiro a agosto) do ano passado. Essas queimadas afetam a todos, como deu para perceber nesta segunda-feira, e deve ser motivo de preocupação de todos, sim.