11 dicas de como deixar a prova do ENEM mais tranquila

Por: Alefy Soares | 20 outubro - 09:38

Fazer vestibular dá aquele nervoso estremo. O suor frio, as mãos tremendo, você engolindo seco… Mas há algumas dicas para te ajudar a deixar o dia da prova, e a prova em si, mais tranquilas. Esperamos que assim, você consiga ficar mais relaxado e brilhe mais na prova:

1- Durma bem

gif01

No dia anterior à prova, é importante dormir de 8 a 10 horas. Uma mente cansada só vai te atrapalhar.

3- Não tome café

O café é um ótimo estimulante. Ótimo até demais. Ele vai te deixar elétrico, e assim você simplesmente não conseguirá relaxar. Portanto, evite-o.

4- Saia de casa com antecedência. 

Muuuuita antecedência. Assim, você chega ao local da prova com folga no horário, e não precisa se preocupar com atrasos. Planeje-se para chegar pelo menos quarenta minutos antes da abertura dos portões.

5- Divirta-se antes

gif02

No dia antes da prova, tire um dia para você relaxar. Leia livros divertidos, veja um filme ou saia para jantar com os amigos. Mas nada de extrapolar! Lembre-se que você deve estar descansado (e sóbrio) no dia da prova!

6- Não estude na noite anterior e nem na manhã da prova

Acredite, isso só vai servir para te deixar nervoso. E você não aprenderá nada novo. Se planeje para terminar os estudos um ou dois dias antes da prova.

7- Confira seu material

RG, caneta azul ou preta, lápis, borracha.. Confere? Se possível, deixe qualquer coisa que não isso em casa.

8- Use roupas confortáveis

gif03

Os vestibulares ocorrem quando o verão está comendo solto. E as salas ficam muito quentes e abafadas. Portanto, é importante usar roupas leves e arejadas.

9- Leve água e petiscos

A água será sua companheira o tempo todo. Já os quitutes são um caso especial: não os coma quando estiver fazendo a prova. Faça uma pausa, guarde a prova, e coma tranquilamente. Mas cuidado: nada muito barulhento. Você não quer atrapalhar os outros

10- Faça pausas

gif04

Sabe aquele momento que seu cérebro simplesmente para de funcionar? Você  lê, e lê, e não adianta nada. Nessas horas, pare. Aproveite para fazer um lanchinho, ir ao banheiro, encher sua garrafa de água, ou simplesmente olhar pro teto. Isso vai ajudar sua mente a clarear.

11- Comece pelas matérias que tem mais facilidade

Isso vai ajudar você a acertar mais, pois a mente ainda estará “fresca”. Faça as questões mais fáceis e vá progredindo para as mais difíceis.