Filmes para você assistir e nunca mais falar mal do cinema nacional

Por: Redação Metropolitana | 05 novembro - 12:40

Hoje (05) é comemorado o Dia do Cinema Nacional, que apesar de não ter o valor que merece (essa é a verdade), está repleto de produções incríveis que você provavelmente não sabe que existem.

Então que tal deixar o preconceito com o cinema brasileiro de lado, nem que seja apenas por hoje, e aproveitar para dar uma olhada nesta lista? 

Abril Despedaçado

Tonho, filho do meio da família Breves que vive no sertão brasileiro, é obrigado a vingar a morte do seu irmão mais velho, vítima de uma luta pela posse da terra. Se cumprir sua missão, Tonho sabe que sua vida ficará partida em dois: os 20 anos que ele já viveu, e o pouco tempo que lhe restará para viver

Anjos do Sol

Maria é uma jovem de 12 anos que mora no interior do nordeste brasileiro. No verão de 2002 ela é vendida por sua família a um recrutador de prostitutas. São meses de angústia e sofrimento, passando por situações que criança alguma imagina passar.

Bicho de Sete Cabeças

Wilson despreza o mundo de seu filho, Neto, e este não suporta a presença do pai. A situação entre os dois atinge um ponto tão crítico que Neto é enviado para um manicômio, onde terá que suportar as aflições de um sistema que lentamente devora suas presas.

Central do Brasil

Quando cartas, um acidente e um menino à procura do pai se ligam à personagem de Fernanda Montenegro, você deve parar para assistir. O filme é ganhador do Urso de Ouro do Festival de Berlim, do Globo de Ouro como melhor filme estrangeiro, e foi indicado ao Oscar como melhor filme estrangeiro e melhor atriz.

Cidade Baixa

Deco e Naldinho se conhecem desde garotos, e a amizade entre eles é tão intensa que é impossível falar em um sem se lembrar do outro. Um dia surge Karinna, uma stripper que eles levam até Salvador para encontrar um gringo endinheirado. Aos poucos a atração entre eles cresce, criando a possibilidade de que levem uma vida a três.

Elena

Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar e sua irmã Petra, de 7 anos. Vinte anos mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena apenas seguindo pistas… Com elas acaba descobrindo Elena em um lugar inesperado. Aos poucos, os traços das duas irmãs se confundem, já não se sabe quem é uma, quem é a outra.

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

Leonardo é um adolescente cego que, como qualquer adolescente, está em busca de seu lugar. Planejando se libertar do cotidiano ele decide fazer uma viagem de intercâmbio. Porém, a chegada de Gabriel, um novo aluno na escola, desperta sentimentos até então desconhecidos em Leonardo, fazendo-o redescobrir sua maneira de ver o mundo. 

Madame Satã

No bairro da Lapa vive encarcerado na prisão João Francisco, um artista transformista que sonha em se tornar um grande astro dos palcos. Após deixar o cárcere, João passa a viver com Laurita, prostituta e sua “esposa”; seu cúmplice; seu amante e também traidor. É nesse ambiente inusitado que ele se transformar no mito Madame Satã.

 

O Céu de Suely

Hermila é uma jovem de 21 anos que está de volta à sua cidade-natal, a pequena Iguatu, localizada no interior do Ceará. Com seu filho nos braços, ela espera ansiosa pela chegada do pai do pequeno… Porém o tempo passa e Mateus simplesmente desaparece. Querendo deixar o lugar de qualquer forma, Hermila tem uma idéia inusitada: rifar seu próprio corpo para juntar dinheiro.

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias

Mauro é um garoto mineiro de 12 anos, que vê sua vida muda completamente quando seus pais são obrigados a fugir por serem de esquerda e serem perseguidos pela ditadura. O menino passa a vier com Shlomo, um velho judeu solitário.

O Cheiro do Ralo

Lourenço  é dono de uma loja que compra objetos usados, que aos poucos ele desenvolve um jogo com seus clientes, trocando a frieza pelo prazer que sente ao explorá-los. Ao mesmo tempo, Lourenço passa a ver as pessoas como se elas também estivessem à venda, identificando cada uma delas com uma característica ou um objeto que lhe é oferecido.

O Pagador de Promessas

Quando Zé do Burro põe-se a cumprir a promessa feita a Santa Bárbara e vai rumo à Salvador com uma imensa cruz de madeira nas costas, ele não esperava que o pagamento seria mais angustiante do que poderia imaginar.

Só por curiosidade, este  é o primeiro e único filme brasileiro ganhador da Palma de Ouro do Festival de Cannes.

O que é isso, Companheiro?

Dezembro de 1968: Ato Constitucional nº 5. É o fim da liberdade de imprensa e dos direitos civis. Neste período vários estudantes abraçam a luta armada, entrando na clandestinidade, e em 1969 militantes do MR-8 elaboram um plano para seqüestrar o embaixador dos Estados Unidos (Alan Arkin) para trocá-lo por prisioneiros políticos, torturados nos porões da ditadura.

Pixote: A Lei do Mais Fraco

Abandonado por seus pais, Pixote é obrigado a viver na rua. Para se manter, ele começa a roubar e com apenas onze anos, se torna um pequeno traficante de drogas, cafetão e assassino.

São Paulo S.A.

José Renato, geólogo, é enviado para uma pesquisa de campo onde terá que atravessar a região semi desértica, situada no Nordeste do Brasil. No decorrer da viagem, Renato percebe que há algo comum entre ele e os lugares por onde passa: o vazio, uma sensação de abandono, de isolamento.  

Terra Estrangeira

Em plena era Collor, Paco decide viajar a Portugal levando uma misteriosa encomenda. Lá, ele conhece Alex, que também é brasileira e namora Miguel. Quando se dão conta, todos estão envolvidos num enorme esquema de contrabando.

Teus Olhos Meus

Com o violão nas costas, sem rumo, dinheiro ou retaguarda de amigos, Gil conhece Otávio, um produtor musical que mudará seu destino para sempre.