Filme inspirado em assassinato real de criança é indicado ao Oscar e gera polêmica

A mãe da criança assassinada na vida real está fazendo campanha contra o filme

Por: Gabriela Orsini | 23 janeiro - 12:52 PM | comentários

Nesta terça-feira (22) saiu a lista de indicações ao Oscar 2019, mas um dos indicados está gerando polêmica. O curta-metragem irlandês “Detainment” é baseado em uma história real de assassinato de um garotinho de dois anos, e a mãe dele não está nada feliz com esse filme.

Em 1993, o pequeno James Bulger foi raptado, torturado e morto por duas crianças de 10 anos, e o caso chocou a Grã-Bretanha e o mundo. Mas Vincent Lambe e Darren Mahon decidiram poduzir um curta focado nos assassinos e seus depoimentos para a polícia.

Desde que o filme entrou em produção, a mãe de James, Denise Fergus começou uma campanha para que ele não fosse lançado. Mas agora que o curto foi indicado ao Oscar, ela fez uma carta aberta dizendo: “Uma coisa é fazer um filme desses sem entrar em contato ou pedir permissão da família de James. Outra é ter uma criança recriando as horas finais da vida de James antes dele ser brutalmente assassinado e fazer eu e a minha família revivermos tudo isso de novo! Depois de tudo que eu disse sobre isso que chamam de ‘filme’ e pedir para ele ser removido, ele ainda está sendo indicado ao Oscar, apesar das 90 mil pessoas que assinaram uma petição, que agora foi ignorada, assim como os meus sentimentos, pela Academia”.

Lambe comentou sobre o caso um tempo atrás: “Eu não esperaria que eles ficassem confortáveis com um filme que humaniza os garotos, mas eu espero que eles entendam a razão pelo qual o curta foi feito, e certamente não era para trazer mais luto para eles”. Parece que esse caso ainda vai dar o que falar, principalmente no dia da cerimônia do Oscar, que acontece dia 24 de fevereiro.

Deixe seu comentário