Filme baseado no livro “Fahrenheit 451” não tem ritmo mas vai agradar os fãs da história

Longa é estrelado e produzido por Michael B. Jordan e estreia dia 19 na HBO

Por: Gabriela Orsini | 18 maio - 5:44 PM | comentários

A HBO adaptou a clássica história do livro “Fahrenheit 451” para um filme estrelado por Michael B. Jordan. Em um futuro distópico os livros são proibidos, e para garantir que ninguém tenha acesso a eles existem os bombeiros. A função deles é bem diferente da que conhecemos, pois eles colocam fogo em tudo relacionado à leitura.

Guy Montag (Michael B. Jordan) é um bombeiro prodígio que está prestes a assumir o posto de capitão, mas começa a questionar seus ideais e tudo o que sabe depois que conhece Clarisse (Sofia Boutella), uma informante dos bombeiros, mas que trabalha como agente dupla também. Beatty (Michael Shannon) é o superior de Montag, e ele quer garantir que seu pupilo não saia de suas rédeas, e vai fazer de tudo para garantir isso.

A história fica bem clara no filme, que tem como diretor Ramin Bahrani, explorando as dúvidas de Montag e o mundo distópico em que vive. Mas talvez falte um pouco de cenas de ação por ter um enredo mais ‘aventureiro’. Isso acaba dando um ritmo lento para o longa.

Um ponto muito interessante é o uso das cores. É nítido o trabalho feito com a psicologia das cores, usando tons mais fortes e quentes nas cenas dos bombeiros, como vermelho, laranja e amarelo. Já nas cenas dos ‘defensores’ dos livros as cores usadas são mais suaves e frias, como azul e verde. O jogo de luz e sombras também se faz bastante presente, deixando as cenas mais escuras quando os bombeiros estão em foco, ou quando mostra a cidade futurista, e o oposto acontece quando os bonzinhos são mostrados.

Quem conhece a história de “Fahrenheit 451” vai se sentir contemplado com o filme, já que é bem próximo ao livro de Ray Bradbury. Mas a adaptação peca em não dar um ritmo bom para a trama, e por deixar a produção muito rasa, sem se aprofundar demais nas questões apresentadas.

“Fahrenheit 451” estreia na HBO neste sábado (19), às 22h, e simultaneamente na HBO GO.

Deixe seu comentário