“Mentes Sombrias” tem grande potencial e entretém, mas não chega lá

Filme estreia dia 16 de agosto no Brasil

Por: Gabriela Orsini | 10 agosto - 10:49 AM | comentários

Com o tema de distopia, “Mentes Sombrias” mostra um futuro onde uma doença matou muitas crianças no mundo, e as que sobreviveram criaram poderes. Mas não qualquer poder; existem cinco categorias: verde, azul, dourado, vermelho e laranja, sendo esses dois últimos os mais perigosos e raros.

Só essa limitação de poderes incomoda um pouco, mostrando um certo aprisionamento da trama. E isso se reflete em todo o filme. Pela temática, o longa tinha tudo para inovar nas distopias que são adaptadas, mas não conseguiu emocionar o suficiente.

Acompanhamos a busca de Ruby Daly, que é uma laranja, por um lugar onde possa ser quem é sem medo e sem ser perseguida e morta. No caminho, ela encontra Liam, Chubs e Zu, e juntos eles vão em busca desse santuário para lá de especial.

Apesar de algumas atuações salvarem um pouco o filme, principalmente da protagonista que é interpretada por Amandla Stenberg, o roteiro é fraco e não dá o ritmo certo para uma história desse porte. Mas isso pode ser reflexo do livro em que “Mentes Sombrias” é baseado. Nem sempre o que fica bom escrito, é o ideal para as telonas, então algumas mudanças são necessárias para o filme tenha o tom certo, e seja o mais fiel possível.

O filme cai em alguns clichês, como já era esperado, principalmente no caso do romance. Parece que sempre que é o fim do mundo, a primeira pessoa do sexo oposto e com a idade próxima que o protagonista encontra será seu amor eterno. Mas apesar disso, os laços de amizades que Ruby cria são fortes e é legal ver como eles evoluem ao longo do gilme, e ela faz literalmente de tudo para proteger seus amigos, até o que não a deixa feliz.

Um ponto positivo para o filme é a reviravolta que tem próximo ao clímax, apesar desse acontecer um pouco tardiamente. Fica claro que esse momento foi feito para atiçar a curiosidade e ansiedade para uma continuação.

Apesar de tudo, “Mentes Sombrias” acerta seu público-alvo, e provavelmente vai agradar a maioria dos fãs da história. O filme estreia dia 16 de agosto aqui no Brasil; confira o trailer:

Deixe seu comentário