Casos suspeitos de coronavírus no Brasil subiram para cerca de 300, diz Ministério da Saúde

São 132 suspeitas, 213 notificações em análise e um caso confirmado

Por: Amanda Oliveira | 28 fevereiro - 09:52

Nesta última quinta-feira (27), o Ministério da Saúde divulgou um balanço com a atual situação do coronavírus no Brasil. De acordo com os dados, até então são 132 suspeitas, 1 caso confirmado e 60 descartados. Este documento, contudo, não inclui outras 213 notificações que ainda estão em análise.

“Esse número 132 precisa de uma correção. Ele não é definitivo. É muito maior que 132. Na verdade, estamos hoje perto de 300 casos suspeitos”, informou o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo.

No balanço anterior, de quarta-feira (26), eram 20 suspeitas e 59 casos descartados. Em menos de 24 horas, houve um aumento de cerca de 1.500%.

Foto: Nicolas Asfouri/AFP

Nesta terça-feira (25), o Brasil teve um primeiro caso confirmado do novo coronavírus. O paciente é um homem de 61 anos que mora na capital paulista, mas viajou à Lombardia, no norte da Itália, a trabalho no período de 9 a 21 de fevereiro – terceiro país mais atingido pela epidemia, ficando atrás apenas da China (78 mil casos) e da Coreia do Sul (1,15 mil). Ele está sendo tratado em isolamento domiciliar.

Entre as suspeitas que já estão sendo investigadas, estão 15 Estados do país: São Paulo (55), Rio Grande do Sul (24), Rio de Janeiro (9), Santa Catarina (8), Paraná (5), Minas Gerais (5), Ceará (5), Rio Grande do Norte (4), Goiás (3), Pernambuco (3), Mato Grosso do Sul (2), Espírito Santo (1), Paraíba (1), Bahia (1) e Alagoas (1) e no Distrito Federal (5).

Em São Paulo, três dos casos suspeitos são de pessoas que tiveram contato com o homem de 61 anos diagnosticado com a doença. “São três contatos que estão sendo investigados desse caso confirmado. Temos as informações, mas, por uma questão de ética, não vamos dar nenhum dado sobre essas pessoas porque isso poderia direcionar uma busca por essas pessoas”, declarou Gabbardo.

Recentemente, o governo de São Paulo criou um centro de contingência para monitorar todos os casos suspeitos de coronavírus – por ser a maior porta de entrada de viajantes internacionais no país. Vale ressaltar que os principais sintomas da doença são febre e dificuldades respiratórias.

VEJA TAMBÉM:

Brasil tem primeiro caso de coronavírus confirmado em São Paulo

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você