Veja a lista de nomes que serão investigados pela CPI da Pandemia; Guedes, Pazuello e Araújo estão entre eles

15 integrantes ou ex-membros da equipe do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) devem ser chamados para dar explicações da gestão do Governo durante a Pandemia

Por: Larissa Placca | 19 abril - 19:06

A investigação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI da Pandemia) deve ser instalada no próximo dia 22 ou na terça-feira, dia 27. Após determinação do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que demandava a criação da junta.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, e outros 15 integrantes ou ex-membros da equipe do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) devem ser chamados para dar explicações da gestão do Governo durante a Pandemia.

Na foto, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, atual Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, Ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello e Ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo

Na foto, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, atual Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, Ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello e Ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Foto: Agência Brasil/Divulgação

A CPI tem o objetivo de investigar a gestão do governo federal e apurar eventuais omissões no enfrentamento da pandemia da Covid-19.

As restrições da investigação de estados e municípios, conforme proposta do senador Eduardo Girão (Podemos-CE), desde que “limitado à fiscalização de recursos da União repassados aos demais entes federados para combate da pandemia”. Entenda como será a investigação.

Com relação à Guedes, ele será questionado para esclarecer os gastos do governo com o auxílio emergencial.

A CPI pretende ouvir as autoridades do Governo frente à pasta da Saúde, sobre as omissões do governo na compra de vacinas e insumos, o colapso da saúde em Manaus, o uso de aplicativo para estimular tratamento precoce ineficaz, a concessão de auxílio à população, as suspeitas de uso indevido por estados e municípios de repasses federais, entre outros assuntos.

Conforme reportagem da Metropolitana, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) foi escolhido como relator da CPI da Covid. A comissão será presidida pelo senador Omar Aziz (PSD-AM) e o vice-presidente será o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

A confirmação dos cargos será feita através de uma votação secreta na primeira reunião da Comissão. Votam os onze membros da comissão pelo presidente, e este, quando eleito define o relator da CPI.

De acordo com os dados de votações e declarações, dos 11 integrantes da comissão, apenas quatro mantém posicionamento claro pró-governo Bolsonaro.

Veja quem a CPI pretende investigar:

  • Ministro da Economia – Paulo Guedes
  • Ministro da Saúde – Marcelo Queiroga
  • Ex-ministro da Saúde – Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich e Eduardo Pazuello
  • Ex-ministro das Relações Exteriores – Ernesto Araújo
  • Secretários e ex-secretários – Flávio Rocha (Assuntos Estratégicos)
  • Fábio Wajngarten (Comunicação)
  • Otávio Brandelli (secretário-geral do Itamaraty)
  • Edson Pujol (ex-comandante do Exército)
  • Bruno Funchal (secretário do Tesouro Nacional)
  • Nilza Emy (Secretaria Nacional do Cadastro Único do Ministério da Cidadania)
  • Ex-secretários do Ministério da Saúde – Antonio Elcio Franco, Mayra Pinheiro e Airton Cascavel

*Com informações jornal O Globo

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Um povo que vota no Lula merece sofrer, diz Bolsonaro a apoiadores

Alexandre de Moraes nega pedido de Witzel para paralisar impeachment

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você