Senadores pedem que STF obrigue Pacheco a instalar CPI da pandemia

Pacheco é o presidente do Senado; Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) é um dispositivo para investigar questões da pandemia

Por: Larissa Placca | 11 março - 20:42

Alessandro Vieira e Jorge Kajuru, Senadores pelo Partido Cidadania, apresentaram um mandado de segurança com pedido liminar ao Supremo Tribunal Federal pedindo que a Corte determine a instalação da CPI da pandemia no Senado Federal.

Em fevereiro, um pedido foi protocolado pela instalação da comissão  pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e subscrito por outros 30 parlamentares. Desde então, o requerimento está parado.

Foto: Agência Senado/Divulgação ; Alessandro Vieira à esquerda e Jorge Kajuru à direita

“Cerca de quarenta dias após a eleição e posse do atual presidente do Senado não houve qualquer andamento ou adoção de medida no sentido de providenciar a instalação da CPI.”, argumentaram Kajuru e Alessandro Vieira.

Em entrevista no começo deste mês, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, apoiado por Jair Bolsonaro, afirmou que a CPI seria contraproducente (de resultado oposto ao esperado) e que ele não quer ver “o circo pegar fogo”.

Pacheco não tem prazo para dar andamento ao pedido protocolado pelos senadores.

O que é uma CPI:

Comissão Parlamentar de Inquérito é uma investigação conduzida pelo Poder Legislativo, que transforma a própria casa parlamentar em comissão para ouvir depoimentos e tomar informações diretamente, quase sempre atendendo a reclamações do povo.

A CPI da Pandemia investigaria crimes governamentais na atuação da Pandemia.

“Um conjunto de crimes em relação à total falta de sensibilidade com o que estava acontecendo em Manaus, pessoas morrendo asfixiadas no meio da rua e o governo distribuindo cloroquina”, relembrou o senador do PSDB

“Cidades estão parando de vacinar por falta de vacina. É um conjunto de crimes, e alguém precisa ser responsável por isso. Não é possível que centenas de milhares venham a falecer e essa negligência fique impune. Até para que não volte a acontecer”, avaliou.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

STF nega pedido de liberdade de Daniel Silveira

Anvisa regulamenta importação de vacinas por estados e setor privado

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você