Senador Omar Aziz pretende indicar Renan Calheiros para ser relator da CPI da Covid

Liminar concedida ontem pelo Juiz Charles Renaud impediria Calheiros de tomar posse do cargo na Comissão

Por: Leonardo Fernandes | 27 abril - 09:16

Em entrevista dada à GloboNews nesta terça-feira (27), o senador Omar Aziz (PSD-AM) afirmou que irá indicar Renan Calheiros (MDB-AL) como relator da CPI da Covid, caso for presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito. O voto para a presidência será feito hoje, às 10h.

Em contrapartida, uma liminar concedida na segunda (26) pelo Juiz Charles Renaud, impede que Renan tome posse do cargo na relatoria da CPI. O pedido da liminar foi feito pela deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), que é próxima do presidente Jair Bolsonaro. Rodrigo Pacheco (DEM-MG), atual presidente do Senado, afirmou que não irá acatar a decisão de Renaud.

Leia mais: Casa Civil confirma lista de 23 acusações contra o governo que será usada na CPI

O senador Omar Aziz (AM) em pronunciamento no plenário;

O senador Omar Aziz (AM) em pronunciamento no plenário. Foto: Agência Brasil/Divulgação

Aziz disse que é contra a liminar que impede o exercício de Renan na Comissão, pois segundo o senador, o fato de Calheiros ser pai de Renan Filho — governador do estado do Alagoas — não o impede de ser imparcial em seus votos e no relatório sobre a CPI da Covid.

“Existem denúncias contra o senador Renan? Existem, e isso é público, mas até agora ele exerce o seu mandato como senador de forma plena. Então eu, eleito presidente da CPI, irei indicá-lo como relator”, falou.

“Se Renan não pode ser senador em uma Comissão Parlamentar, ele também ficaria impedido de aprovar qualquer benefício para os estados brasileiros, porque ele tem um filho governador em Alagoas. Não existe meio-senador”.

Sobre não acatar a decisão de Charles Renaud sobre o pedido de Zambelli contra Calheiros, Rodrigo Pacheco também disse que esta escolha cabe somente ao presidente da CPI, “por seus próprios critérios” e sem admissão de interferência de juízes.

A Comissão investigará a atuação do governo federal no combate contra a pandemia de covid-19. A confirmação dos cargos será feita por meio de uma votação secreta na primeira reunião desta terça.

Leia mais notícias:

Renan Calheiros ironiza lista com 23 acusações possíveis do governo para preparar defesa na CPI da Covid

Lira diz que não é o momento de instalar CPI: “Congresso não é delegacia de policia”

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você