Senado inclui investigação de estados e municípios na CPI

Rodrigo Pacheco determinou que a comissão irá apurar ações do governo federal, de estados e municípios

Por: Maria de Toledo Leite | 13 abril - 20:28

Durante sessão deliberativa nesta terça-feira (13), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, fez uma leitura do documento de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, que tem como função apurar ações do governo no enfrentamento à pandemia do coronavírus, e incluiu à investigação os estados e municípios brasileiros.

A criação da CPI foi um pedido do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que tomou a decisão após membros do Senado terem apresentado um documento com a quantidade necessária de assinaturas para que a comissão fosse instalada.

Pacheco decidiu juntar os pedidos do senador Randolfe Rodrigues, que exige foco na gestão do governo federal quanto o comabate à pandemia, e do senador Eduardo Girão, que solicitou a apuração sobre o uso das verbas federais por estados e municípios, também na área da saúde.

A determinação é um meio termo entre o objetivo inicial da CPI da Covid e o que desejavam alguns membros do governo, que queriam ampliar o foco da investigação e englobar também a conduta de prefeitos e governadores.

Segundo ordem de Pacheco, os líderes dos partidos terão 10 dias para indicar os integrantes para a comissão. No total, ela será composta por 11 senadores titulares e 7 suplentes, caso algo ocorra, com até 90 dias de trabalho para concluir as investigações.

CPI da Covid-19

Na quinta-feira (8), o ministro do STF, Luís Roberto Barroso, determinou a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito da pandemia do coronavírus. O objetivo dela é acompanhar a gestão do governo e investigar eventuais omissões no enfrentamento da crise sanitária causada pela Covid-19.

Desde então, o presidente Jair Bolsonaro fez comentários mostrando sua oposição sobre a decisão feita por Barroso.

LEIA MAIS NOTÍCIAS:

Parlamentares sobre a conversa divulgada de Bolsonaro criticando a CPI da Covid: “mais um crime de responsabilidade” 

Renan Calheiros e Ciro Nogueira deverão participar da CPI da Covid

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você