Renan Calheiros se declara parcial em tema sobre Alagoas na CPI da Covid e não opinará sobre o assunto

Senador é pai de Renan Filho, governador do Estado de Alagoas.

Por: Maria de Toledo Leite | 23 abril - 20:18

Nesta sexta-feira (23), o senador Renan Calheiros (MDB-AL) se declarou parcial para analisar qualquer tema que evolva o Estado de Alagoas na Comissão Parlamental de Inquérito (CPI) da Pandemia, que investigará possiveis omissões do governo federal no combate à Covid-19 e os repasses de verbas federais para Estados e Municípios.

Calheiros é cotado para preencher a vaga de relator da CPI da pandemia. A primeira reunião da comissão acontecerá na próxima terça-feira (27), quando os cargos serão determinados. Omar Aziz (PSD-AM) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) são cotados para presidência e vice-presidência, respectivamente.

Foto: Pedro França/Agência Senado

O anúncio do senador aconteceu depois de pressões vindas de outros membros do governo, que apontavam que Calheiros é o pai do governador de Alagoas, Renan Filho, e isso iria influenciar na posição do possível relator. “Desde já me declaro parcial para tratar qualquer tema da CPI que envolva Alagoas. Não relatarei ou votarei. Não há sequer indícios quanto ao estado, mas a minha suspeição antecipada é decisão de foro íntimo”, disso o senador.

Aliados do governo de Jair Bolsonaro chegaram a oficializar a questão, acionando a justiça para tratar do assunto. O ex-ministro Marcelo Álvaro Antônio (PSL-MG) acionou a Procuradoria-Geral da República contra Calheiros, além de Carla Zambelli (PSL-SP), que acionou a Justiça Federal.

Ciro Nogueira, líder do Centrão, comentou sobre a declaração de Renan Calheiros e disse que, se o senador se vê impedido de ser imparcial, que seja escolhido outro relator para conduzir os trabalhos da CPI.

LEIA MAIS NOTÍCIAS:

Veja a lista de nomes que serão investigados pela CPI da Pandemia; Guedes, Pazuello e Araújo estão entre eles

CPI vai investigar demora no contrato do Instituto Butantan com Ministério da Saúde

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você