Procuradoria Geral pede envio de processo contra Pazuello para primeira instância
Investigação foi aberta para apurar a conduta do ex-ministro durante o colapso em Manaus
Por: Marina Ponchio Gomes Ferreira | 24 março - 14:08
Nesta quarta-feira (24) a Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou que o processo contra o agora ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, seja enviado para a primeira instância na Justiça Federal do Distrito Federal.
Pazuello foi exonerado do posto oficialmente, nesta terça-feira (23). Com a saída do governo, o General perde o direito ao foro privilegiado, assim, ele deve ser julgado pela instância comum.
Antes de sua saída, Pazuello anuncia redistribuição de oxigênio para estados

Foto: Reprodução/Agência Brasil
A investigação contra o ex-ministro foi aberta em 25 de janeiro, por determinação de Ricardo Lewandowski e tem como objetivo apurar a conduta dele diante do colapso da saúde pública em Manaus.
O colapso ocorreu no dia 14 de janeiro, mas o documento aponta para um relatório parcial de ações do Ministério da Saúde, de 6 a 16 de janeiro. Pazuello disse ainda que estava ciente da falta de cilindros de oxigênio no dia 8, através da empresa que fornece os produtos.
Foro privilegiado
O foro especial por prerrogativa de função, ou foro privilegiado, é um dos modos de estabelecer competência penal. Com este instituto jurídico, o órgão competente para julgar ações penais contra autoridades públicas.
Segundo informações do Congresso em Foco, Bolsonaro tinha planos para garantir o foro privilegiado de Pazuello antes da substituição da pasta. Uma das alternativas cogitadas pelo presidente é a criação de outro Ministério para Eduardo Pazuello.
LEIA MAIS
Bolsonaro afirma que gestão de Queiroga será voltada para “a questão da medicina”
Queiroga diz que vai unificar protocolos do tratamento hospitalar para covid-19