Processo contra Daniel Silveira, por ataques a manifestantes, será continuado

Em vídeo, o deputado disse que torcia para que algum manifestante contra Bolsonaro levasse um tiro "no meio da caixa no peito"

Por: Maria de Toledo Leite | 22 março - 19:08

O Conselho de Ética da Câmara decidiu, nesta segunda-feira (22), continuar com o processo que discute se o deputado Daniel Silveira foi contra o decoro parlamentar (conduta individual que deve ser tomada por políticos) em seu ataque, por vídeo, a manifestantes que eram contra o governo de Jair Bolsonaro.

Em maio de 2020, o deputado publicou um vídeo no qual disse que torcia para que um dos manifestantes que se posicionavam contra o fascismo levasse um tiro “no meio da caixa do peito”. Silveira terá dez dias úteis para apresentar sua defesa por escrito e então as partes apresentarão suas provas e as testemunhas serão ouvidas.

Conselho de ética

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

LEIA MAIS NOTÍCIAS:

Alexandre de Moraes nega pedido “absurdo” de Daniel Silveira

Cassação de Daniel Silveira segue, segundo o Conselho de Ética

Em videoconferência, durante a reunião do Conselho de Ética, o deputado usou o argumento de que não agrediu e não disse que iria agredir ninguém. Silvera também apontou sua imunidade parlamentar, que garante que ele não seja perseguido por suas ideias.

A relatora do caso, deputada Professora Rosa Neide, disse que essa imunidade parlamentar não envolve comportamentos abusivos e ofensivos contra cidadãos.

Prisão de Daniel Silveira:

Daniel Silveira, aliado ao presidente Bolsonaro, foi preso em flagrante em fevereiro após ter publicado um vídeo em que apoiava o AI-5, considerado o instrumento de repressão mais duro da ditadura militar brasileira, e defendia a queda dos ministros do STF. As duas meções são inconstitucionais.

Por esse vídeo, o deputado já responde a outro processo disciplinar no colegiado e no momento está em prisão domiciliar.

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

 

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você