Presidente da CPI indaga ‘quem é’ Guedes para criticar vacina chinesa e o chama de ‘pitaqueiro’

O ministro da Economia afirmou ontem (27) que o vírus da covid foi inventada pelos chineses que Coronavac é 'menos efetiva' que vacina dos EUA; Para Omar Aziz, o ministro é 'puxa-saco' dos Estados Unidos

Por: Marina Ponchio Gomes Ferreira | 28 abril - 15:32

Nesta quinta-feira (28) em uma entrevista à GloboNews, o presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), questionou “quem é” o ministro do Ministério da Economia, Paulo Guedes, para criticar a vacina desenvolvida pela China contra o vírus da covid-19 e chamou o ministro de ‘pitaqueiro’ e ‘puxa-saco’ dos Estados Unidos. 

Ontem (27), Guedes afirmou em uma reunião que os chineses inventaram o vírus da covid e fez uma crítica ao imunizante, dizendo que é ‘menos desenvolvido’ que a vacina da Pfizer/BioNTech desenvolvida pelos Estados Unidos. 

Omar Aziz

Foto: O senador Omar Aziz durante entrevista após a instalação da CPI da Pandemia, no Senado Federal. – Reprodução/Agência Brasil

Guedes diz que “Não tem gestão na saúde pública, setor privado é solução”

“Nosso ministro Paulo Guedes […] ainda cria esse tipo de problema. É muito pitaqueiro, sem entender a situação. Não dá […] Quem é o ministro Paulo Guedes para dizer que a Coronavac não é uma vacina boa? Quem é ele? Ele cuida da economia, que já vai cambaleando”, disse o parlamentar. 

A vacina Coronavac é desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e é responsável por cerca de 80% das pessoas imunizadas no país – o próprio Guedes tomou a vacina. O outro imunizante utilizado no Brasil é desenvolvido pela farmacêutica AstraZeneca e a Universidade de Oxford. 

“Quem não entender, não pode falar. Quem não entender, não pode prescrever remédio, não pode comentar a vacina. A gente ouve especialista”, concluiu Aziz. 

Convocação de Guedes na CPI 

A CPI da covid tem mais 170 requerimentos protocolados até agora, entre eles, está a convocação do ministro da Economia para falar sobre o auxílio emergencial e medidas de contenção da pandemia. 

Entretanto, Aziz afirmou anteriormente a senadores que este ‘não é o momento’ porque a audiência criaria mal-estar econômico internacional e teria reflexo entre investidores e na bolsa. 

Segundo o senador, Guedes “deu uma de cientista” e “é puxa-saco dos Estados Unidos que não conseguiu uma vacina até hoje”. Aziz ressaltou que “se nós temos vacina, a gente deve graças a Deus à China”.

LEIA MAIS

Brasil volta a ter 3.000 mortes em 24 horas por Covid-19 nesta terça-feira (27)

Bolsonaro questiona função da CPI e acusa governadores e prefeitos de ‘roubo’ de dinheiro público

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:


Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você