PF envia ao STF notícia-crime contra Salles por apoiar ação de madeireiros

De acordo com o documento, ministro do Meio Ambiente defendeu legalidade de atuação em terras de grilagem

Por: Marina Correa de Genaro | 15 abril - 13:33

A Polícia Federal no Amazonas enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma notícia-crime contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o senador Telmário Mota (PROS-RR).

De acordo com o documento, o superintendente da PF no Amazonas, Alexandre Saraiva, afirma que 200 mil metros cúbicos de madeira extraídas ilegalmente, no valor de R$ 130 milhões, foram apreendidos pela instituição.

Salles espera receber R$5,7 bilhões para conter desmatamento na Amazônia

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Foi dito também que tanto Salles, quanto o senador Telmário, teriam feito declarações contrárias à operação e defendido a legalidade do material e da ação dos madeireiros.

Segundo o delegado Saraiva, “os dois usaram o argumento de que as terras de onde foi retirada a madeira está autorizada para extração”. Porém, de acordo com as investigações, as terras são de grilagem.

Conforme o texto da notícia-crime, a PF diz que o senador Telmário, teria “citado em redes sociais acusações diretas ao delegado Alexandre Saraiva, o que seria uma vingança contra a operação da PF”.

Ainda segundo a PF, Telmário e Salles tinham uma parceria com o setor madeireiro, com intuito de atrapalhar s investigações de crimes ambientais.

Salles teria se reunido com madeireiros para tratar do assunto e realizar postagens defendendo uma solução para o caso.

Notícia-crime

É uma comunicação que alguém realiza à autoridade pública da infração penal, praticada por ela ou por outra pessoa. Ou seja, é um recurso utilizado para chamar atenção das autoridades quanto ao ilícito.

Grilagem

O termo grilagem vem da descrição de uma prática antiga de envelhecer documentos forjados para conseguir a posse de determinada área de terra.

LEIA MAIS

Salles demite 4 superintendentes do Ibama; Falta de funcionários prejudica fiscalização do desmatamento e incêndios

Senado Federal cria Frente Parlamentar pelo Desarmamento

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você