Para deputado, “Guedes vestiu a fantasia do Bolsonaro” ao culpar china pelo vírus e nós “viramos um hospício”

Em nota, o parlamentar afirmou que em um "país sério", o ministro seria demitido em razão do seu pronunciamento sobre a China.

Por: Larissa Placca | 27 abril - 21:20

O presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, deputado Fausto Pinato (PP-SP), criticou o discurso do ministro da Economia, Paulo Guedes. Para Pinato, o economista dificulta a relação com o maior parceiro comercial do Brasil e ameaça a importação de insumos para vacinas contra a covid-19.

Guedes declarou nesta terça-feira (27), que o coronavírus foi “inventado” pelos chineses e que a vacina do país contra a doença é “menos efetiva” do que o imunizante da Pfizer, dos Estados Unidos.

Paulo Guedes: ministro da Economia em coletiva de imprensa;

Paulo Guedes: ministro da Economia em coletiva de imprensa; Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

“Guedes vestiu a fantasia do Bolsonaro e rasga sua biografia para se manter no cargo”, disse Pinato. “É uma catástrofe. Viramos um hospício”, acrescentou.

Na avaliação dele, o Brasil tem humilhado a China desde o início do governo Bolsonaro, comportamento que, segundo ele, prejudicará o agronegócio brasileiro nos próximos dois anos.

“O Ernesto Araújo era um retardado. O pior vírus que existe não é a covid, mas a loucura deste governo irresponsável. Os jornais da China vão destacar essa declaração. É prejuízo para troca de tecnologia. Guedes joga o Brasil para o final da fila”, criticou.

Em nota, o parlamentar afirmou que em um “país sério”, o ministro seria demitido em razão do seu pronunciamento sobre a China.

Fausto Pinato entende, ao provocar a China, Guedes tenta distrair as investigações da CPI da Covid. “É a estratégia de criar polêmica desnecessária e de aumentar a irresponsabilidade com o país”, afirmou.

O evento no qual Guedes se pronunciou, no caso, estava sendo transmitido ao vivo na internet, mas os ministros e demais participantes não sabiam. O ministro não sabia que a reunião do conselho estava sendo gravada e transmitida por redes sociais. Quando foi informado, disse: “Não mandem para o ar.”

*Com informações de Congresso em Foco Premium

LEIA MAIS NOTÍCIAS

CPI da Covid: Renan Calheiros propõe convocar Queiroga e ex-ministros da Saúde, mas governistas protestam

Guedes diz que chinês inventou o vírus da Covid e que a vacina do país é “menos efetiva” que a dos EUA

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: