Pacheco diz que irá acatar decisão do STF pela CPI, mas teme que ela seja usada contra Bolsonaro como “palanque político para 2022”

O senador, em entrevista à CNN Brasil, argumentou que, na sua avaliação, "não é o momento de uma CPI"

Por: Larissa Placca | 08 abril - 21:50

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou nesta quinta-feira (8) que vai instalar a CPI da Covid-19, após a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O senador, em entrevista à CNN Brasil, argumentou que, na sua avaliação, “não é o momento de uma CPI”.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco em coletiva

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco em coletiva; Foto: Agência Senado/Divulgação

Pacheco afirmou que teme a CPI ser usada como um “palanque político para 2022”, com vistas às próximas eleições gerais, já que a Comissão buscará analisar e julgar a responsabilidade do governo federal no enfrentamento da pandemia da Covid-19.

“Se antecipa as eleições no âmbito de uma comissão parlamentar de inquérito, para intimar o governador A ou o governador B, ou um prefeito A ou um prefeito”, criticou.

Na decisão liminar (caráter provisório, podendo ser revertida por todo o Supremo), o ministro Barroso julgou que a Presidência do Senado não tem a direito de deixar de instalar pedidos de CPIs que preencham todos os pré-requisitos técnicos. Leia mais.

Após decisão do STF, Senadores criticam Pacheco por omissão a instauração da CPI para investigar o governo “temos pressa!”

Pacheco se defendeu dizendo que o ministro desconsiderou o “juízo de conveniência”, que fez ele optar por decidir um momento mais adequado para a investigação.

“A CPI de pandemia vai ser um ponto fora da curva. E, para além de um ponto fora da curva, vai ser o coroamento do insucesso. Como se pode apurar o passado se não definimos o futuro?”, questiona Pacheco.

Autor pedido ao STF que levou a decisão de Barroso, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) defendeu que o sucesso do combate à pandemia depende “de identificar e corrigir os erros”  tomados até aqui.

O que é uma CPI:

Comissão Parlamentar de Inquérito é uma investigação conduzida pelo Poder Legislativo, que transforma a própria casa parlamentar em comissão para ouvir depoimentos e tomar informações diretamente, quase sempre atendendo a reclamações do povo.

A CPI da Pandemia investigaria crimes governamentais na atuação da Pandemia.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Câmara dos Deputados deve debater educação domiciliar na primeira infância

Compra de vacina por empresas: líderes acreditam que adiar a análise do projeto no Senado seria o ideal

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:


Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você