Lewandowski leva à primeira instância o inquérito sobre omissão de Pazuello na crise do Amazonas

Ex-ministro será investigado pela Justiça Federal do DF

Por: Maria de Toledo Leite | 24 março - 19:25

Nesta quarta-feira (24), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, determinou o envio para primeira instância do inquérito que investiga o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. O caso analisa a suposta omissão de Pazuello durante o colapso da pandemia em Manaus, capital do Amazonas.

Lewandowski atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). As investigações vão continuiar na Procuradoria da República do Distrito Federal, já que Pazuello perdeu o foro privilegiado. Segundo o ministro, como os supostos fatos foram praticados na sede do Ministério da Saúde, o caso deve ser investigado pela Justiça Federal do DF.

A investigação foi aberta em 25 de janeiro, a pedido da PGR e por determinação de Ricardo Lewandowski.

Eduardo Pazuello discursando em cerimônia

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Eduardo Pazuello foi exonerado de seu cargo oficialmente, nesta terça-feira (23). Antes de sua saída, o ex-ministro da Saúde anunciou uma redistribuição de oxigênio entre os estados.

Colapso de saúde em Manaus:

Em janeiro de 2021, Manaus enfrentou um colapso em seu sistema de saúde. A média móvel de mortes no Amazonas chegou a crescer 183% e mais de 5,8 mil pessoas morreram no estado. Em Manaus, o número de internações atingiu 2.221 de 1º a 12 de janeiro.

Com os números crescendo e recordes sendo alcançados, muitas unidades de saúde começaram a ficar sem oxigênio, obrigando o estado a enviar pacientes para outros lugares. Além disso, os cemitérios lotaram e o sistema hospitalar ficou completamete sobrecarregado.

O colapso ocorreu no dia 14 de janeiro, mas existe um relatório parcial de ações do Ministério da Saúde que começa a partir do dia 6 desse mesmo mês. Pazuello também disse que estava ciente da falta de cilindros de oxigênio no dia 8, através da empresa que fornece os produtos.

Inquérito

Um inquérito é uma investigação feita pela polícia civil que tem como objetivo principal investigar as infrações proibidas por lei e ir atrás de elementos necessários para a formulação de provas sobre a autoria e existencial real de um crime.

O inquérito é muito importante para manter a privacidade e preservar a dignidade de quem está sendo investigado.

LEIA MAIS NOTÍCIAS:

Queiroga anuncia secretaria de combate à covid-19 e planeja vacinar 1 milhão de pessoas por dia

Anvisa cria painel para monitorar a gestão do oxigênio na pandemia

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

 

 

 

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você