Governo do RJ inaugura novo Hospital Modular na Baixada Fluminense e causa aglomeração na cerimônia

Novo hospital disponibiliza 150 leitos, sendo 60 de UTI e 90 de enfermaria

Por: Murilo Amaral Feijó | 03 abril - 16:11

Neste sábado (03), o governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PSC), e o secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves, inauguraram o Hospital Modular de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Segundo a Secretaria de Saúde do RJ, o novo hospital será aberto, primeiramente, com 150 leitos disponíveis, 60 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 90 de enfermaria. No total, 300 leitos foram instalados.

Governador em exercício do RJ, Cláudio Castro, e o secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves

Foto: Reprodução/Instagram

Durante a inauguração, Castro disse: “É um hospital de altíssima complexidade. A questão de gases, todos os equipamentos, as normas técnicas… É um hospital de primeiro mundo”.

O secretário afirmou que, por enquanto, o hospital atenderá apenas pacientes com covid-19, “mas quando terminar essa pandemia, com a vacinação e outros cuidados normais, ele vai ser transformado em outro hospital”.

MP vai analisar irregularidades em festa de aniversário de Cláudio Castro

O hospital terminou de ser construído em junho de 2020, custando R$ 50 milhões ao governo estadual. Ele foi inaugurado depois de quase 1 ano de adiamentos. “Esse hospital que, eu não tenho dúvida, ainda que tenha feito parte de um tempo de acusações, era um hospital pra ser preparado e depois retirado”, afirmou o governador.

A cerimônia foi marcada por uma aglomeração de quase 200 pessoas, indo contra decreto do próprio governo que proíbe a realização de eventos, incluindo inaugurações, que causem aglomeração, para amenizar os impactos da pandemia de covid-19 no estado.

A nova unidade foi batizada de Dr. Ricardo Cruz, em homenagem ao cirurgião referência em cirurgia crânio-maxilo-facial que faleceu vítima da covid-19.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Megaferiado em São Paulo não melhorou o isolamento social

Ciro Gomes toma primeira dose da CoronaVac e defende auxílio e vacinação em massa

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: