Frente de prefeitos cobra governo federal pela substituição de Ernesto Araújo

O ministro das Relações Exteriores vem sido contestado por diversos nomes do governo por sua política externa "desastrosa"

Por: Maria de Toledo Leite | 26 março - 16:13

Por meio de nota publicada nesta sexta-feira (26), a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) se dirigiu ao governo federal em relação a substituição de Ernesto Araújo, atual ministro das Relações Exteriores. Araújo foi acusado pela FNP de ter tido uma postura indevida em frente a pandemia e de ter construído uma “política externa desastrosa”.

Na última quarta-feira (24), congressistas já haviam pedido que o ministro deixasse seu cargo e governo federal está procurando por nomes para substituí-lo. No momento atual, Araújo tem pouquíssimo apoio dentro do governo, sendo apoiado apenas pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro e o assessor da Presidência da República, Filipe Martins.

Prefeitos sentados em mesa longa, um ao lado do outro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Segundo a FNP, as ações do ministro foram repletas de erros “trapalhadas e atitudes destrutivas”. Para a entidade, será necessária a adoção de medidas complexas para reverter o dano feito por Araújo, principalmente para recuperar a imagem brasileira no exterior, já que o país vem sido visto como um problema para grande parte do mundo.

Essa reputação que o Brasil carrega no momento pode comprometer ainda mais a aquisição de doses de vacina contra a Covid-19. Recentemente, um texto no qual o país pede auxílio internacional para a compra de vacinas foi aprovado pelo Senado. Portanto, a imagem do país é uma peça essencial nessa equação.

Frente Nacional de Prefeitos

A FNP é uma entidade dirigida por prefeitas e prefeitos em seus mandatos. Ela é presidida pelo ex-prefeito de Campinas (SP) Jonas Donizette (PSB) e reúne as 412 cidades com mais de 80 mil habitantes, o que representa todas as capitais, e equivale a 61% da população brasileira. No momento, a Frente lidera a criação de um consórcio público para a compra de vacinas por municípios.

LEIA MAIS NOTÍCIAS:

“O Brasil tem de levar isso a sério” diz diretor-geral da OMS sobre a pandemia

14 milhões de brasileiros receberam pelo menos uma dose de vacina contra a Covid

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você